Lagoa da Conceição recebe evento sobre a preservação do local
26/09/2011
ABIH-SC lança em Florianópolis Guia de Hotéis de Santa Catarina
26/09/2011

Vans e ônibus de turismo perdem espaço de estacionamento em Florianópolis

Motoristas costumavam parar os veículos no terminal antigo, prática que hoje está proibida
Quem trabalha na área quer saber. Onde irão parar as vans de turismo?
Com a transferência de todo o transporte executivo municipal para as plataformas do Terminal Cidade de Florianópolis, que ocorreu no início deste mês, quem perdeu espaço foi o setor de turismo. Hoje, vans e ônibus de passeios e excurções estão sem nenhum local para estacionar na região central.
O presidente do Sindicato das Transportadoras Turísticas da Grande Florianópolis, Sandro Silveira, explica que até 2008 todos os credenciados tinham espaço garantido nas plataformas quatro e cinco do terminal antigo e utilizavam em média de 30 a 40 vagas no local. No entanto, com a transferência do transporte executivo para o Cidade de Florianópolis, as vans de turismo foram perdendo espaço. “Tínhamos ainda a plataforma cinco, agora não temos mais nenhum local. É como se não existíssemos na cidade”, reclama Sandro.
Najá Barcelos e Luis Marques também precisam conviver diariamente com falta de vagas de estacionamento para as vans. Segundo eles, nenhum ponto turístico da cidade oferece este tipo de espaço e na região central, nem mesmo pagando pelo espaço nas áreas de zona azul eles conseguem parar o veículo. “Somos proibidos de estacionar em todos os locais do centro, o único local que ainda tínhamos era o Terminal Cidade de Florianópolis. E agora, como vamos fazer os passeios? Como vamos levar os turistas para fazer compras no Mercado Público, por exemplo?”, questiona Luis.
O presidente do sindicato ressalta que mais de 370 vans e ônibus de turismo estão cadastrados na prefeitura para prestar serviço de passeios e excursões, o que demonstra a necessidade de uma área de estacionamento. “Se nas próximas semanas ninguém encontrar uma solução, vamos paralisar o centro da cidade com nossos veículos”, anuncia Sandro.
Transferência das linhas ainda é uma incógnita
A transferência de 15 linhas intermunicipais para o Terminal Cidade de Florianópolis ainda não está definida. Ela estava marcada para ocorrer no dia 3 de setembro, no entanto, após reivindicações das empresas Biguaçu e Santa Teresinha, o Ministério Público de Santa Catarina decidiu suspender a operação.
No dia 9 de setembro foi realizada uma vistoria no local para verificar as condições estruturais do terminal. O resultado dos laudos poderá ser divulgado nas próximas semanas.
Até lá, nem mesmo a Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais sabe informar onde as vans e ônibus de turismo poderão estacionar. Uma hipótese é que seja no Largo da Alfândega. “Ainda estamos analisando como ficará esta situação, mas ainda não há nenhuma definição”, ressalta o secretário da pasta João Batista Nunes.
(Por Aline Rebequi, ND, 26/09/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *