Prefeitura fecha acesso de barcos na Praia da Lagoinha
02/09/2011
Terra sem lei
02/09/2011

Trânsito poderá se complicar no Terminal Cidade de Florianópolis

Com a transferência de 34 linhas a mais para o terminal, motoristas acreditam que faltará espaço
Com a transferência de 15 linhas intermunicipais e de todo o transporte executivo municipal para as plataformas do Ticif (Terminal Cidade de Florianópolis), a partir deste sábado, a rua Antônio Luz, via estreita e de acesso à avenida Paulo Fontes, que é caminho para o Centro da Capital e para avenida Beira-mar Norte, precisará absorver um tráfego de 34 linhas de transporte a mais do que as 42 já existentes no terminal. Mesmo diante da mudança, Ipuf e Guarda Municipal não intervirão no trânsito local.
Além das 57 linhas intermunicipais (42 atuais e 15 novas) e das 19 executivas, o Cidade de Florianópolis, conhecido como terminal antigo, continuará tendo trânsito de vans e ônibus de turismo que sozinhos ocupam uma das cinco plataformas da estrutura. A ideia é que usem a plataforma 5 para desembarque e embarque de passageiros.
Para os motoristas do transporte coletivo que trafegam diariamente pelo Ticif faltará espaço para circular pelas plataformas. No entanto, para o gerente de trânsito do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), Maycon Baldissareli, e para o comandante da Guarda Municipal, Ivan Couto, nada mudará no tráfego de veículos. “Antes da inauguração do Ticen, o Ticif já comportava todas as linhas intermunicipais e não vai ser diferente agora”, diz Maycon. Ambos orgãos não interferirão ou auxiliarão no processo de transfêrencia das linhas que ocorrerá neste sábado.
Motoristas acreditam que haverá tumulto
Os motoristas das linhas executivas da empresa Transol, que partem da plataforma 4 do Ticif, acreditam que haverá tumulto entre ônibus, vans e veículos de passeio no entorno do terminal. “Vai faltar plataforma para tantas linhas”, diz o motorista da Transol, Hereci dos Santos.
Seus colegas de trabalho, Robson da Silva e Nelson da Cruz dividem a mesma opinião. Para eles, quem sairá perdendo é setor de turismo. “As vans e os ônibus que enchem a plataforma 5 no inverno e no verão não terão mais espaço para estacionar”, diz Nelson.
Problema que deverá se enfrentado pelo motorista Marcio Luis Miranda que trabalha no local com van de turismo. “Nos horários de pico já sofremos com o trânsito, imagine na próxima semana como vai estar esse lugar”, diz.
(Por Aline Rebequi, ND, 02/09/2011)
Prefeitura muda local de 15 linhas intermunicipais
A partir de amanhã, elas deixam o Ticen e passam a operar no Terminal Cidade de Florianópolis
A partir deste sábado, 15 linhas intermunicipais de ônibus que operam no Terminal de Integração do Centro (Ticen), na Capital, serão transferidas para o Terminal Cidade de Florianópolis. A ideia da prefeitura com a mudança é amenizar o movimento no terminal central e ocupar espaço no outro. Ontem, a prefeitura começou a divulgar as mudanças aos usuários.
A decisão foi tomada pela Secretaria de Transportes, Mobilidades e Terminais, com o aval das empresas de transporte público.
– Das cinco plataformas do Terminal Cidade de Florianópolis, três estavam abandonadas. Recebemos muitas reclamações de que o local virou estacionamento de veículos particulares e, à noite, era usado por moradores de rua – diz o secretário João Batista Nunes.
Outra mudança será o ponto de partida das linhas do serviço executivo de Florianópolis. Todas elas terão saída e chegada no Terminal Cidade de Florianópolis, também a partir de sábado. Apenas a linha que faz o itinerário do aeroporto passará pela Avenida Rio Branco, para atender a maioria dos hotéis e o Terminal Rita Maria.
– Importante salientar que não existe nenhuma integração entre intermunicipal e o transporte municipal de Florianópolis. Ou seja, não muda nada a questão de integração – reforça João Batista.
(Por Alessandra Toniazzo, DC, 02/09/2011)
Corrida contra o tempo para a divulgação
Desde que anunciou a transferência, a prefeitura corre contra o tempo para divulgar a mudança aos passageiros afetados. Ontem, funcionários passaram o dia distribuindo panfletos a quem aguardava nas filas.
Muitos foram surpreendidos pela notícia. Enquanto, para alguns, a mudança não irá fazer diferença na rotina, para outros, vai atrapalhar.
É o caso do eletricista Marcos dos Santos, 31 anos, que mora em São Pedro de Alcântara e trabalha na Tapera, Sul da Ilha. Todos os dias, ele sai de casa às 5h30min para dar tempo de pegar dois ônibus e estar no emprego às 7h. Com a mudança, ele terá que sair ainda mais cedo.
– Vou fazer uma experiência na segunda-feira, para saber quanto tempo vou levar – diz.
Por meio da assessoria de imprensa, o Departamento de Transportes e Terminais (Deter) – responsável pelos Terminal Rita Maria, por exemplo – informou que não irá se envolver no assunto, já que os terminais pertencem ao município. O antigo terminal deve receber uma reforma ainda este ano, com construção de banheiros e cercamento.
(Por Sâmia Frantz, DC, 02/09/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *