Resíduos sólidos, reciclagem e catadores
12/09/2011
Quatro pareceres fazem restrições para o hotel na Ponta do Coral
12/09/2011

SC: 172 baleias

Da coluna de Moacir Pereira (DC, 11/09/2011)

A equipe do Projeto Baleia Franca contou 172 baleias no litoral catarinense neste fim de semana. O grupo decolou de Içara (SC) com o objetivo de fazer o segundo sobrevoo de monitoramento dos mamíferos desde o sul da Ilha de Santa Catarina até a divisa com o Rio Grande do Sul. Contou mais uma vez com a participação do Dr. Paulo Flores, Analista Ambiental do Centro Mamíferos Aquáticos/ICMBio, responsável em fotografar as baleias durante todo o voo, para que seja possível, posteriormente, a identificação individual de cada uma delas.

Nota do Projeto Baleia Franca informa: “Os pesquisadores puderam observar 172 baleias ao longo do litoral, o segundo maior número de animais avistados desde 2006, quando foram observados 194 animais. “Nossa equipe fez o monitoramento até o sul da ilha de Florianópolis, se tivéssemos tido as condições necessárias para ir até o norte provavelmente bateríamos o recorde, uma vez que várias baleias foram avistadas em algumas praias da Ilha nos semana passada. Setembro é o ápice da migração das Francas para Santa Catarina, mas não esperávamos avistar esta quantidade de baleias. Os números, contudo, são resultado do nosso esforço de quase três décadas para a conservação da espécie” comemora Karina. Dentre as baleias avistadas foram registrados 48 pares de mãe e filhote, 70 adultos (não acompanhados de filhote), e 6 juvenis, “o nascimento de 48 filhotes este ano é fundamental para dar continuidade na recuperação populacional que estamos observando nos últimos anos para a espécie. O maior número de filhotes registrado pelo PBF é de 54 em 2007”.

Além disso, foram avistados 3 semi-albinos já com coloração acinzentada o que indica que são juvenis, uma vez que os semi-albinos nascem brancos com pintas pretas e ficam acinzentados quando jovens. O semi-albinismo é uma característica rara, que ocorre em poucas espécie de animais, sendo registrado pelo PBF uma média de 2 indivíduos por ano. Também foram avistados diversos grupos de acasalamento com maior ocorrência nas praias de Jaguaruna, Laguna (Cabo de Santa Marta e Itapirubá Sul) e Guarda do Embaú, “ver esses animais nesses locais foi surpreendente, e mostra mais uma vez que o litoral de SC vem sendo cada vez mais utilizado para esta atividade, além do nascimento dos filhotes” contou Flores. “As baleias francas apresentam um período de gestação de 1 ano, ou seja os acasalamentos registrados este ano podem resultar em nascimentos observados no ano que vem” completou Karina.

Todos os animais foram fotografados para que a equipe do Projeto possa catalogar e obter mais informações sobre a vida das baleias-francas em Santa Catarina. Os indivíduos catalogados também serão comparados com baleias-francas identificadas em outras áreas de ocorrência da espécie, como Argentina e Uruguai.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *