Oficina de Legislação da Natureza na UFSC
14/09/2011
Edital para ampliação do aeroporto Hercílio Luz é aberto hoje
14/09/2011

Rio Vermelho segue alagado

Mesmo com quatro dias de sol, que até já secaram as ruas de Rio do Sul, cidade mais prejudicada no Estado, as ruas continuam cheias no Rio Vermelho. Tudo porque não há bocas de lobo nem drenagem no bairro.
A água invadiu casas de pelo menos 10 vias do bairro. Taciara Dal Castel, 23 anos, é uma das mais de cem pessoas do Rio Vermelho atingidas. Ontem, ela ainda tinha de enfrentar a água para buscar ajuda:
– Não posso deixar minha casa. Perdi roupas, móveis, documentos. Trabalho em uma farmácia, não tenho como ir. Tenho medo de perder o emprego. Nem banho dá pra tomar, por falta de água e luz. É uma situação difícil – diz.
Segundo os moradores, a cena se repete sempre que chove. As servidões sem pavimentação não têm sistema de drenagem, o que deixa as pessoas em alerta quando o tempo fecha.
O projeto de macrodrenagem da prefeitura de Florianópolis foi embargado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) em março deste ano porque a água iria direto para a nascente do rio. A prefeitura diz que pretende solucionar o problema dentro de quatro meses.
A Defesa Civil atendeu ocorrências em 10 servidões no Rio Vermelho durante o período de chuvas. Desde sábado, as vias recebem, emergencialmente, bombas de sucção que retiram a água acumulada.
De acordo com o diretor de Projetos da Secretaria de Obras, Antônio Simões Neto, a partir desta semana começam a ser construídas tubulações menores, com caixas de absorção. Estas caixas, cheias de brita, levarão apenas a água até o rio pela rede pluvial, como uma espécie de filtro. A obra deve terminar em quatro meses.
O diretor de comunicação da Fatma, Evandro Baron, disse que o projeto inicial, que continua embargado, despejaria a água com detritos direto no Rio Vermelho, por meio de galerias maiores, o que afetaria a área de preservação ambiental. Agora, a alternativa foi liberada porque as caixas de absorção colocadas ao longo da rede vão filtrando as impurezas.
(DC, 14/09/2011)
Comunicado urgente aos moradores do Rio Vermelho
Residentes do bairro devem procurar o CREAS
Moradores do bairro Rio Vermelho que tiveram suas casas alagadas pelas fortes chuvas da última semana devem se dirigir ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Norte da Ilha II, para cadastrar-se com a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Devidamente cadastrados, os moradores que tiveram suas residências atingidas podem retirar kit de limpeza e cesta básica.
CRAS NORTE II:
Rua Fruta Verde com Abílio Nunes Vieira, 71 – Ingleses, Florianópolis – SC, 88058-135. Telefone: 3369 – 1302
(PMF, 13/09/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *