Isopor evita degraus na cabeceira do Elevado Rita Maria
14/09/2011
Oficina de Legislação da Natureza na UFSC
14/09/2011

Reciclar faz bem ao bolso

Uma iniciativa de reciclagem interessante é praticada na cidade de Hurst, que oferece a seus moradores participantes cartões-presente e descontos para reduzir a quantidade de lixo que eles jogam fora. Com este incentivo, as pessoas se preocupam mais com suas ações cotidianas em prol da sustentabilidade, para ganhar pontos RecycleBank e usar esses pontos para receber recompensas.

Funciona assim: quem se compromete a usar menos energia, aumentar a reciclagem em casa ou mesmo apenas se informar como pode exercitar o consumo consciente em sua casa, é recompensado com a economia na mercearia ou na drogaria, através de cupons de descontos sobre as marcas que costumar comprar.

Quando recicla, o morador é recompensado com pontos e pode resgatar estes pontos em sua conta no Recyclebank.com, onde se cadastrou previamente. Mais de 2.400 varejistas nacionais e locais oferecem cartões de presente para recompensar os amigos do ambiente.

Desta forma, o morador colhe duplamente os benefícios: além de ajudar a economia local e preservar o ambiente, também se beneficia com poupanças significativas. Este caminho que a sustentabilidade faz através do bolso talvez seja um dos meios mais eficientes para levar as pessoas mais simples a fazer a sua parte pelo planeta, ainda que indiretamente.

E, cá entre nós, obter mais alguns dólares no bolso por meio de recompensas é uma razão bem atraente para alguém se tornar mais “sustentável”, não? É possível que, para as pessoas mais ricas, tais incentivos não sejam suficientes para que se tornem mais sustentáveis em seu cotidiano. Não precisam de alguns trocados a mais na carteira. O lucro e o consumismo exagerado falam mais alto.

(Ecoblogs, 13/09/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *