Vereador debate Plano Diretor na TV COM
02/09/2011
Trânsito poderá se complicar no Terminal Cidade de Florianópolis
02/09/2011

Prefeitura fecha acesso de barcos na Praia da Lagoinha

Tubos de concreto foram instalados para evitar a entrada de carros no balneário, mas acabaram prejudicando os pescadores

Uma medida da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) desagradou aos pescadores da Praia da Lagoinha, no Norte da Ilha, em Florianópolis.

Ontem pela manhã, uma equipe de fiscalização ambiental do órgão fixou tubos de concreto que bloqueiam a entrada de veículos na praia. O espaço também era usado para o acesso de embarcações.

Segundo o diretor da equipe, Bruno Palha, a ação foi decorrente das reclamações vindas da comunidade, de que a praia estava sendo usada para estacionamento.

– Os veículos estavam estragando a vegetação, impedindo a passagem da população. Houve denúncias de festas e tivemos pedido de bloqueio do acesso. No verão, o movimenta aumenta, causando mais problemas – garante Bruno.

Para a passagem dos barcos de pesca, o diretor explica que a solução seria colocar correntes e cadeados entre os tubos e entregar uma chave para cada pescador. O acesso, segundo ele, será adaptado nos próximos dias.

Para quem frequenta a praia e precisa de estacionamento, uma das opções é deixar o carro em estacionamentos privados.

Valdori Alci de Almeida, presidente da Associação dos Pescadores da Lagoinha, Ponta das Canas e Brava, diz que a atitude tira a autonomia dos pescadores, pois a categoria perde o direito de ir e vir. Baga, como é conhecido entre a comunidade pesqueira, afirma que os colegas não aceitam a ação.

– Os barcos também não conseguem passar, assim como o caminhão que recolhe as toneladas de peixe de onde tiramos nosso sustento. Precisamos deste acesso para viver. Acho que estas chaves não vão funcionar. Tinha que ter um fiscal para impedir a passagem de carros e não um muro – reclama.

Poucas horas depois que a equipe da Floram instalou os tubos, eles foram quebrados. Segundo Palha, haverá uma investigação para reconhecer os autores, que devem responder pelo crime de dano ao patrimônio público.

(Por Alessandra Toniazzo, DC, 02/09/2011)

Fechado acesso a praia de Florianópolis que era usada como estacionamento

Floram coloca blocos de concreto na Praia da Lagoinha (Norte da Ilha) para evitar acesso de carros à faixa de areia

A Floram instalou na quinta-feira (1/9) canos de concreto em pontos da Praia da Lagoinha (Ponta das Canas), no Norte da Ilha para bloquear a entrada de carros na areia. A intervenção contou com ajuda dos funcionários do Departamento de Fiscalização Ambiental. Moradores estavam descontentes que o local estava sendo utilizado como estacionamento.

Segundo o diretor de Fiscalização Ambiental, Bruno Palha, o presidente da Associação de Pescadores da Lagoinha será convidado para uma audiência com o superintendente da Floram, Gerson Basso ,para tratar da circulação de transeuntes na praia. As faixas de área das praias são APPs (Áreas de Preservação Permanente), e são consideradas locais proibidos para estacionamento. Palha esclareceu, em relação aos pescadores, que só a entrada e saída de barcos é permitida, mas de forma responsável.

(ND, 02/09/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *