Licitações sustentáveis
01/09/2011
Comissão vai investigar ocupação de ranchos de pescadores em São José
01/09/2011

Prefeitura de Florianópolis confirma transferência de linhas do Ticen

A partir do próximo sábado (3) todas as linhas executivas do transporte coletivo irão partir do Terminal Cidade de Florianópolis
Mesmo diante de polêmica a Prefeitura de Florianópolis confirma a transferência de 15 linhas intermunicipais, seis da empresa Santa Teresinha e nove da empresa Biguaçu, do Ticen (Terminal de Integração Central) para o Ticif (Terminal Cidade de Florianópolis) neste próximo sábado, dia 3 de setembro. Além das intermunicipais, também serão transferidas todas as linhas executivas das empresas Canasvieiras, Insular e Transol. Para o Deter (Departamento Estadual de Transportes e Terminais) a mudança é irregular.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Transportes da Capital, João Batista Nunes, a transferência irá promover mais movimento para o comércio da região, formado por mais de cem empresas, e garantirá maior segurança ao Ticif. “A insegurança no local é gerada justamente pelo espaço ocioso e falta de movimentação de pessoas na área. Com a transferência das linhas este cenário muda”, garante.
A mudança é esperada pelos comerciantes do local desde 2003 quando a maioria das linhas intermunicipais que atuava no Ticif foi transferida para o Ticen provocando uma queda de até 80% no movimento dentro das lojas. Já a promessa da revitalização do terminal antigo pela secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais se estende desde o ano passado.
No primeiro semestre de 2010 a prefeitura reforçou o terminal com pintura, iluminação, sinalização vertical e horizontal em uma obra com custo avaliado entre R$150 a R$200 mil. No entanto, faltou concluir a ampliação de banheiros, o cercamento do local e a instalação de câmeras de segurança, exigência feita pelo Ministério Público no mesmo ano. “Ainda estamos discutindo com o Estado a execução do que restou, mas isso não interfere na transferência das linhas que ocorrerá no sábado”, diz o vice-prefeito.
Para Deter, transferência é irregular
Apesar de o Terminal Cidade de Florianópolis pertencer ao governo municipal, o presidente do Deter, Sandro Silva, diz que a prefeitura precisa de uma autorização do órgão para realizar a mudança. Sem ela, a transferência ficará caracterizada como irregular. “Até sábado vamos buscar um entendimento com a prefeitura para que isso não ocorra”, afirma Silva.
Comércio acredita no fim da insegurança
Para os mais de cem empresários que atuam no entorno do Terminal Cidade de Florianópolis a transferência das linhas é esperada com ansiedade há sete anos. Na visão da gerente de uma loja de confecção, Vera Lucia Bueno, 58, a mudança poderá aumentar o movimento no comércio e diminuir a sensação de insegurança no local. “Sem um grande fluxo de pessoas, moradores de rua e marginais sentem-se mais a vontade para circular por aqui. Com a transferência muitos destes aspectos devem mudar para melhor”, diz.
Usuários reclamam de falta de informação
A menos de dois dias antes da transferência usuários e fiscais das empresas de transporte coletivo reclamam da falta de informação nos terminais. Na tarde dessa quarta-feira não havia nenhum informativo da prefeitura no Ticen ou no Ticifi. “Não sabemos de nada, só ouvimos falar. Isso que é errado, se vai mudar temos que saber com antecedência”, reclama um fiscal do transporte intermunicipal que preferiu não se identificar.
Incertezas que invadiram o cotidiano da aposentada Terezinha Kons, 73. Usuária da linha Dona Adélia, que irá ser transferida do Ticen para o Ticifi, até ser abordada pela equipe de reportagem do Notícias do Dia ela nem imaginava que estas mudanças estavam por vir. “Como não somos avisados?”, questiona.
O vice-prefeito de Florianópolis confirmou que as informações oficiais das mudanças serão divulgadas para os usuários nos terminais nesta quinta e sexta-feira.
A mudança
Data: a partir do dia 03 de setembro
Confira as linhas que sairão do Ticen para o Ticif
Linhas Executivas
Empresas envolvidas: Canasvieiras, Insular e Transol
Total de linhas executivas transferidas: 17
Empresa: Canasvieiras
Canasvieiras
Ingleses/Santinho
Ponta das Canas/Brava
Jurerê
Rio Vermelho
Costa do Moçambique
Empresa: Insular
Pântano do sul
Campeche via expressa
Ribeirão da Ilha
Caieira da Barra do Sul
Corredor Sudoeste
Empresa: Transol
Parque São Jorge
Santa Mônica
Barra da Lagoa
Córrego Grande
João Paulo
Lagoa da Conceição
Linhas intermunicipais
Empresa: Santa Teresinha
Total de linhas transferidas: 6
Flor de Nápolis
Picadas do Sul
Sertão do Maruim
Univali
Santana
São Pedro de Alcântara
Empresa: Biguaçu
Total de linhas transferidas: 9
Bom Viver
Bom Viver Expressa
Jardim Janaína
Jardim Janaína (via expressa)
Dona Adélia
Dona Adélia Expressa
José Nitro
José Nitro Expressa
Jardim das Acácias
(Por Aline Rebequi, ND, 01/09/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *