Guarda à vista
06/09/2011
Explosão demográfica
06/09/2011

Medida poderá ser tomada caso a estrutura não receba linhas do Ticen
O secretário de Trânsito e Transportes da Capital, João Batista Nunes, ameaçou, ontem, pedir o fechamento do Terminal Cidade de Florianópolis. O motivo é o descumprimento das empresas de ônibus à determinação da prefeitura de transferir 15 linhas intermunicipais do Terminal do Centro (Ticen) para o terminal velho.
Nunes afirmou, ainda, que pode impedir embarques e desembarques de ônibus intermunicipais no Ticen e em outros terminais municipais, caso o Ministério Público e empresas não definam um acordo logo. Hoje, a prefeitura e o MP têm uma audiência para avaliar as condições da transferência.
Os diretores das empresas Biguaçu e Santa Terezinha alegam que não cumprem a determinação por não terem recebido uma ordem de serviço do Deter – órgão do Estado que regulamenta o transporte entre municípios. Outra queixa é a falta de tempo para as mudanças, já que o comunicado oficial da prefeitura teria chegado na sexta-feira à tarde às mãos dos empresários, menos de 24 horas antes da mudança, prevista para começar no sábado.
O diretor da Biguaçu, Carlos Henrique Perez, disse que a empresa foi pega de surpresa, que não houve negociação nem definição antecipada.
– Precisaríamos de, no mínimo, uma semana para divulgar aos nossos usuários, com comunicação dentro dos ônibus – acrescentou o diretor da Santa Terezinha, Carlos Alberto Vieira.
João Batista Nunes afirmou que a mudança foi decidida após encontros com as empresas e o conhecimento do MP. Ele defende que é de competência da prefeitura – e não do Deter – a decisão dos locais de parada dos ônibus dentro do município.
Segundo o secretário, se o MP não acatar a decisão da prefeitura será feito o pedido de retirada das linhas intermunicipais do Ticen, que pertence ao município, e o fechamento do Cidade de Florianópolis.
– Se o terminal não tem condições de atender, então pode ser fechado.
Enquanto a briga não termina, a confusão segue para os passageiros.
– Desembarquei do ônibus e precisava pegar um outro, para Biguaçu. Não sabia o que fazer, para onde ir, então pedi ajuda para um fiscal. É ruim essa confusão – reclama Sandra Regina Nunes Carvalho, 48 anos, supervisora de telemarketing.
O impasse
– Hoje, a prefeitura e o Ministério Público participam de uma audiência para avaliar a transferência de 15 linhas intermunicipais do Ticen para o Terminal Cidade de Florianópolis.
– Segundo o promotor Daniel Paladino, o município não pode fazer a alteração sem, antes, realizar a reforma recomendada pelo Ministério Público em 2009 – que cobrava mais conforto do terminal velho, com banheiros públicos, câmeras de segurança e cercamento.
– Ontem, a prefeitura da Capital manteve fiscais nas plataformas de ambos os terminais. Cada ônibus que chegasse e fizesse o embarque ou desembarque no local antigo era notificado pela fiscalização. A multa é de R$ 70 por incidência.
EMPRESAS ENVOLVIDAS
– Santa Terezinha – Linhas Flor de Nápolis, Sertão do Maruim, São Pedro de Alcântara, Univali, Univali Expressa e Colônia Santana
– Biguaçu – Linhas José Nitro, José Nitro Expressa, Jardim das Acácias, Bom Viver, Bom Viver Expressa, Jardim Janaína, Jardim Janaína Expressa, Dona Adélia e Dona Adélia Expressa
(Por Samia Frantz, DC, 06/09/2011)
Impasse do Terminal Cidade de Florianópolis
O impasse da transferência de 15 linhas intermunicipais de ônibus do Ticen (Terminal de Integração do Centro) para o Terminal Cidade de Florianópolis continua. Hoje, às 14 horas, haverá uma reunião no Ministério Público com a prefeitura, comerciantes e as empresas de ônibus envolvidas para resolver o embaraço. As empresas Biguaçu e Santa Terezinha, que desobedecem a determinação desde sábado, e o Deter (Departamento Estadual de Transportes e Terminais) disseram que aguardarão a decisão do Ministério Público para tomar providências. Enquanto isso, a prefeitura multa em R$ 70 as linhas intermunicipais das empresas que deveriam estar saindo do Cidade de Florianópolis, o terminal antigo.
Na manhã de ontem, primeiro dia útil com a nova organização proposta pela prefeitura, o fiscal Agostinho Oliveira controlava as saídas do Ticen para autuar as empresas. Ao mesmo tempo em que cumpria seu papel, observava a reclamação dos populares. Alguns não sabiam que o ônibus que precisavam pegar deveria estar saindo do terminal antigo. Outros, quando chegavam no lugar indicado precisaram voltar ao Ticen. Esse foi o caso da aposentada Sivonei Lopes, que queria pegar ônibus para São Pedro de Alcântara. “É ruim. Estou cheia de sacolas e fica nesse vai e vem”, reclama.
Ao lado da confusão, opiniões divididas sobre o ponto de partida e chegada ideal dos 15 intermunicipais. A camareira Simone de Almeida, que esperava pelo ônibus para Biguaçu, prefere o Ticen por causa da segurança e da estrutura. Já para Ariana Azevedo, usuária dos ônibus da Jotur que operam no Terminal Cidade de Florianópolis, a presença de outras linhas pode melhorar o ambiente, especialmente a segurança do local no período da noite.
(Por Letícia Mathias, ND, 06/09/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *