Fatma divulga Relatório de Balneabilidade Nº 38
12/09/2011
Florianópolis sedia primeiro evento de bairros planejados da ADIT Brasil
12/09/2011

Parada da Diversidade movimenta o turismo de Florianópolis

O evento em Florianópolis já é considerado o terceiro maior no Brasil em número de participantes e projeção, ficando atrás somente das capitais São Paulo, na liderança, e Rio de Janeiro. A 6° edição da Parada da Diversidade de Florianópolis, marcada para acontecer domingo, 11 de setembro, na Avenida Beira Mar Norte, a partir das 14 horas, é um importante evento abraçado pela cidade e que movimenta muito o setor de turismo.

De acordo com o organizador e idealizador do projeto, Thiago Silva, este ano o público atraído pelo evento deve superar a marca de 110 mil registrados na edição passada. “Estamos calculando cerca de 115 mil pessoas de todo o Brasil. A divulgação foi realizada intensamente nas paradas de outras capitais e o retorno é sempre bom”, calcula Thiago.
As projeções positivas não cessam. Com o aumento de pessoas, a economia deve reagir no mesmo ritmo proporcional. Em 2010 o evento representou R$ 8 milhões para o segmento turístico – comércio, hotelaria, serviços, transporte, entre outros – com base na média de gasto deste turista por dia em torno de R$ 180,00.

A rede hoteleira na região central da cidade também colhe frutos, onde a ocupação já alcança os 100% em comparação ao expressivo resultado do ano passado, 79%. Do perfil do público, grande parte vem de Curitiba (PR) – onde esta semana tem feriado prolongado -, Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Com o slogan “Por que seu amor pode e o meu não?” e realização da Associação dos Empreendedores GLBTS de Santa Catarina, o evento só tende a crescer e junto sensibilizar a sociedade pela erradicação do preconceito com este público.

“Esse é um segmento que deve ser visto com bons olhos, pois traz um público qualificado que se hospeda em bons hotéis, freqüenta bons restaurantes e com um consumo médio diário acima da média”, complementa o presidente do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau (FC&VB), Eugênio Neto.

Para ele o sucesso da parada da diversidade em Florianópolis só reforça mais a escolha do IGLTA – Associação Internacional de Turismo Gay & Lésbico – pela cidade como sede da convenção em 2012. O evento foi captado pelo Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau em 2011 na cidade de Fort Lauderdale (EUA), vencendo de fortes concorrentes, como Berlim, na Alemanha. “Que venham os próximos eventos. Estamos de braços abertos pra bem receber os turistas em nossa cidade, principalmente nos meses da chamada baixa temporada, fazendo dessa forma com que quebremos cada vez mais a sazonalidade de toda a região da Grande Florianópolis”, destaca Eugênio.

(FlorianópolisCVB, 12/09/2011)

Festa colorida celebra o amor para todos na Beira-mar Norte

6ª Parada da Diversidade reuniu 100 mil pessoas em Florianópolis neste domingo

A Beira-Mar de Florianópolis foi pintada com as cores do arco-íris neste domingo (11), quando foi realizada a 6ª Parada da Diversidade que este ano abordou o tema “O amor é de todos” e a reflexão: “Por que o seu amor pode e o meu não?”, uma forma que os homossexuais encontraram de reivindicar o reconhecimento da união civil. A parada uniu gays, lésbicas, transexuais, bissexuais e simpatizantes de todo o país que se manifestaram com o objetivo de conseguir direitos iguais para as diferentes opções sexuais.

Casados há cinco anos, os paranaenses Márcio e Marcos, dizem que também vão à parada que acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro. “O tema abordado nesse ano é essencial para que a sociedade nos aceite, afinal, essa é uma luta pelo direito de amar as pessoas sem preconceito”, comentou Marcos. O casal conhecido como Andy Mix e Valdete Schmidt veio de Joinville para aproveitar a festa da diversidade. “Viemos vestidos de travesti para festejar a união dos grupos homossexuais e o nosso aniversário de nove anos de casamento”, disse Valdete.

“Gosto de usar roupas coloridas em minhas apresentações e o mais importante é nunca repetir um figurino”, contou o travesti Adrini Hayla. “Sou travesti há 16 anos e só me visto com as cores do arco-íris”, falou Michele Neison. As irmãs Caroline e Michele Ferreira trouxeram as filhas ainda pequenas para prestigiar a festa GLS. “Queremos apoiar os homossexuais para que eles possam ter os mesmos direitos que os heterossexuais” afirmou Caroline.

Já aposentados, Luiz Carlos Portela, de 75 anos e a mulher Maurícia Portela, 66, vieram pelo sexto ano consecutivo conferir a Parada da Diversidade. “Alguns membros de nossa família são gays e nós não somos contra a opção deles, por isso, viemos aqui para apoiá-los e também para mostrar para a sociedade que ser homossexual não é ser doente, é só querer ter como parceiro uma pessoa do mesmo sexo”, falou Maurícia.

Segurança

Enquanto os manifestantes aproveitavam a 6ª Parada da Diversidade de Florianópolis, equipes da Guarda Municipal, da Polícia Militar e de empresas privadas, garantiam a segurança do evento. “Foram 45 seguranças andando por toda a Beira-Mar e mais 12 escoltando os carros alegóricos”, afirmou um dos organizadores do evento, Tiago Maçal que falou sobre o número de participantes da festa. “Em 2011 acredito que esse número aumentou consideravelmente, afinal, é isso que vem acontecendo em todas as edições”, contou Maçal. De acordo com informações da Polícia Militar, cerca de 100 mil pessoas passaram pela Parada da Diversidade deste ano que não teve ocorrências registradas.

Casamento

Duas noivas vestidas de branco chamaram a atenção dos curiosos que passavam pela avenida Beira-Mar Norte neste domingo (11). Isso porque depois de dois e anos e meio de namoro foi realizada durante a 6ª Edição da Parada da Diversidade de Florianópolis, a união estável de Priscilla Matos e Gabriela Pinheiro. “O nosso casamento representa a realização de um sonho que se tornou possível graças às leis que estão sendo criadas para regularizar a união entre homossexuais”, afirmou Pricilla. “Para completar a nossa felicidade agora só falta o reconhecimento da nossa união civil e também nós adotarmos uma criança”, completou Gabriela.

(Por Martha Ramos, ND, 12/09/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *