Há três opções em avaliação para receber terminal marítimo da Grande Florianópolis
05/09/2011
Cidadania subiu o Morro, mas a água não
06/09/2011

Da coluna de Carlos Damião (ND, 05/09/2011)
Edital para contratação do projeto deve sair nos próximos dias. As obras físicas podem ser concluídas até 2018
Sem pedágio e sem custo aos cofres públicos. Esse é o desafio do Governo do Estado para construir a quarta ligação entre a ilha e o continente. A ponte, que ligará a Beira-mar Norte, na altura do trapiche, com o Continente, terá ainda um acesso, com oito pistas, até a BR-101, na altura do riacho Três Henriques. Orçamento estimado em torno de R$ 1 bilhão sairá de Parceria Pública Privada (PPP). A empresa construtora será remunerada pelo solo criado com o aterro. Cerca de 500 mil metros quadrados de área estão destinados a essa finalidade. Ainda sobrará área para parques e equipamentos públicos.
Maior obra
O secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, classifica a quarta ponte como a obra do mandato do governador Raimundo Colombo para a Grande Florianópolis. O governo deve lançar o edital para contratação do projeto nos próximos dias. A execução da obra será dividida em duas etapas: a ponte, com conclusão prevista para 2014, e o acesso, para 2018.
Divulgação
Rumos da cidade e da região dependem de planejamento urbanístico
Desenvolvimento…
Será instalado esta semana o Comitê Temático de Planejamento da Grande Florianópolis, formado por representantes de entidades não-governamentais, prefeituras, câmaras de vereadores e governo do Estado. O papel desse comitê será o de “formatar políticas públicas, analisar projetos e levar argumentos técnicos para o Conselho de Desenvolvimento Regional”, explica o secretário de Desenvolvimento Regional Renato Hinnig.
… planejado
A diretora da Câmara de Desenvolvimento Urbano da FloripAmanhã, Anita Pires, entende que “não é possível fazer planejamento urbano em Florianópolis sem uma visão regional, e nosso desafio agora é convencer os gestores municipais dessa importância para fortalecer o Comitê Temático e fomentar a integração regional na área”.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. DanielBiólogo disse:

    Enquanto pensarmos em Mobilidade Urbana como apenas criar mais “caminhos” para o transporte individual motorizado, os congestionamentos e os problemas só irão aumentar. Uma quarta ponte é exatamente isso mais carros chegando a espaços finitos refletindo no aumento dos congestionamentos. Floripa não tem falta de espaço ou vias, tem sim o absurdo excesso de carros nas ruas. Mobilidade Urbana é o cidadão ter opção de modais de transporte sendo o carro a ultima opção, não precisamos de mais pontes, elevados, etc, precisamos de um transporte coletivo eficiente, estruturas cicloviárias e que priorizem as pessoas e não ao transporte individual motorizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *