Nesta quinta, replantio das Palmeiras Imperiais na Av. Beira Mar Norte
21/09/2011
Falta de mobilidade em Florianópolis encarece transporte público
21/09/2011

No Dia da Árvore, Florianópolis comemora o plantio de dez mil mudas ao mês

Somente neste ano já foram plantadas 350 árvores adultas com mais de três metros de altura no Centro da cidade

Hoje, no Dia da Árvore, quem pode comemorar debaixo de uma figueira não deve perder esta chance. Com 43% de área verde, a Capital catarinense é uma das poucas do país que ainda consegue manter viva uma paisagem pura e natural, com árvores centenárias e frutíferas em pleno centro da cidade.

Enquanto o corre-corre toma conta da maior parte da população, há quem consiga um tempo para jogar conversa fora, ler ou namorar sentado debaixo de uma árvore. Na região central de Florianópolis há pelo menos três áreas verdes muito procuradas para lazer: o Parque da Luz, a praça Getúlio Vargas e a praça XV de Novembro.

Segundo o superintendente da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente), Gerson Basso, somente neste ano foram plantadas 350 árvores adultas com mais de três metros de altura no centro de Florianópolis, uma média de 40 por mês. Já quanto ao plantio de mudas, Basso afirma que a meta da fundação é de dez mil por mês. “Queremos que a cidade tenha o maior percentual possível de áreas verdes e para isso é necessário plantar muito e negar os pedidos de corte de árvores, o que estamos fazendo com 90% dos que recebemos”, diz.

Na Floram, o Departamento de Praças e Arborização Pública, é o responsável pelo plantio e conservação das mudas. Segundo Luiz Pazini, as espécies mais plantadas na Capital são: ipê rosa, ipê amarelo, palmeira-jerivá, aroeira-mansa, aroeira-salsa e sibipiruna.

De acordo com Pazini, elas são nativas e próprias para áreas urbanas porque não afetam as calçadas com suas raízes. “Mas as que mais duram são as figueiras, centenárias em Florianópolis”, diz.

Árvores para se inspirar e amar

Com caule grande ou pequeno, baixa ou alta, as árvores contribuem para momentos de descanso, lazer e para inspirar quem consegue aproveitar cada minuto da vida. Pensando nisso, Vicente Machado, 72, não tem dúvidas: é debaixo da figueira da praça XI de Novembro que ele não se cansa de passar horas conversando na companhia de Cleunice Tomaz, 52. “Ela passa muita energia boa, saio daqui revigorado”, diz.

O mesmo faz Guilherme Costa, 19, e Dairiná da Silva, 14. Muito diferente dos casais que preferem passear no shopping ou no cinema, o lazer dos dois é passar horas aproveitando a sombra das árvores do Parque da Luz, no Centro de Florianópolis. Com muito sossego, eles escutam somente o canto dos pássaros. “Aqui é tranquilo e não há nada melhor para fazer”, diz Guilherme.

Mudas para todos os lados

Apaixonada por árvores de todas as espécies e tamanhos, Maria de Lurdes, 80, gosta de caminhar na praça Getúlio Vargas, local de grande concentração de verde em Florianópolis. Quando não está na rua, Maria cultiva árvores dentro de seu apartamento. Segundo ela, a maior delas vai até o teto. “Cada uma tem um significado, ajudando a trazer felicidade, dinheiro ou prosperidade”, conta.

*Informações sobre plantio, manejo ou corte de árvores podem ser obtidas pelo telefone (48)3225-0322.

(Por Aline Rebequi, ND, 21/09/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *