SC-405 será bloqueada para detonação de rochas
29/09/2011
O jeito de ser de Coqueiros
30/09/2011

Fatma entrega 4° Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental

Nesta terça-feira, 27, a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) entregou aos jornalistas catarinenses o 4º Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental. Os grandes vencedores foram as repórteres Rosana Rosar, do Notícias do Dia de Joinville, autora da reportagem Doenças que vêm do descaso, e Deluana Buss, da TV ALESC, que, ao lado de sua equipe, Luis Guilherme Sella, Jair Corrêa e Everton Medeiros, recebeu o prêmio de melhor reportagem em televisão pelo trabalho Energia do Futuro no Morro da Queimada. Cada um dos vencedores recebeu o prêmio de R$ 5 mil. A Fatma ainda concedeu duas Menções Honrosas para cada uma das categorias: Taísa Rodrigues, do A Notícia, de Joinville; Maurício Frighetto e Alvarélio Kurossu, do Diário Catarinense; Emanuel Vicenzi, da Epagri TV; e Naim Campos, da RBS TV.

Ao todo, foram inscritos 110 trabalhos, publicados entre 01 de junho de 2010 e 31 de maio de 2011. Durante a solenidade, que aconteceu na sede da Associação Catarinense de Imprensa, em Florianópolis, Murilo Flores, presidente da Fatma, chamou a atenção para o crescimento da qualidade nos trabalhos inscritos, ressaltando a importância da mídia. “A Fatma reconhece uma questão muito importante, sem a mídia nós não teríamos a repercussão sobre as questões ambientais que podemos perceber atualmente”. Flores destacou, também, a importante parceria com a Tractebel Energia para tornar esse concurso possível.

Durante a cerimônia de premiação, o gerente de Meio Ambiente da Tractebel Energia, José Lourival Magri, parabenizou os jornalistas inscritos no prêmio. “Todos contribuíram para que o tema meio ambiente fosse amplamente discutido nos meios de comunicação. É interessante que as pessoas, ao assistirem a essas matérias, vejam que existem aqueles que agem a favor do meio ambiente espontaneamente”. As reportagens, para Magri, são essenciais para mostrar que o meio ambiente não está somente nas páginas policiais. “Há muito o que dizer e traduzir para a sociedade sobre o que é desenvolvimento sustentável.”

Na categoria impresso, Rosana Rosar, repórter do Notícias do Dia de Joinville, vencedora pela reportagem Doenças que vêm do descaso, destacou a dificuldade em saber o que os jurados querem. “Levei três semanas para realizar a matéria, mas quando vi o resultado do trabalho percebi que ela tinha potencial para concorrer. É difícil saber o que os jurados preferem, se devemos fazer reportagens falando dos problemas ou das soluções ambientais.” Durante a solenidade foi apresentado uma nova categoria, que pretende homenagear os veículos pela contribuição com o meio ambiente. Quatro jornais foram agraciados com a homenagem: Jornal Boca, de Balneário Camboriú; O Garuvense, de Garuva; Município dia a dia, de Brusque; e o jornal Imagem da Ilha, de Florianópolis.

Mais de oitenta pessoas acompanharam a solenidade de entrega do prêmio patrocinado pela Tractebel Energia e promovido pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma). O prêmio conta com o apoio institucional da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Associação Catarinense de Rádio e Televisão (Acaert), Associação dos Diários do Interior (ADI), Associação dos Jornais do Interior (Adjori), Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina e Fábrica de Comunicação. A Tractebel Energia é responsável por garantir o prêmio total de R$ 16 mil, uma das maiores premiações em concursos jornalísticos de Santa Catarina.

Confira os vencedores:

Estaduais

– Rosana Rosar –Notícias do Dia de Joinville – Matéria Doenças que vêm do descaso – Impresso

– Deluana Buss – TVAL – Matéria Energia do Futuro no Morro da Queimada – Televisão

Menção Honrosa

Impresso

– Taísa Rodrigues – A Notícia – Matéria Uma viagem pelo rio Cubatão

– Maurício Frighetto e Alvarélio Kurossu – Diário Catarinense – Matéria Litoral Catarinense em Alerta

Televisão

– Emanuel Vicenzi – Epagri TV – Reportagem Projeto Conciênca – crianças

– Naim Campos – RBS TV – Reportagem Aquífero dos Ingleses

Troféu Regional

– Dagmara Spautz – Jornal de Santa Catarina – Matéria Esperança para tartarugas

– Pablo Gomes – Diário Catarinense de Lages – Matéria Bate papo com o frio

– Milena Nandi – A Tribuna – Matéria Novas práticas de sustentabilidade

– Fernanda Rodrigues – Jornal da Manhã – Matéria Fundações Ambientais

– Daiane Fernandes – Folha do Vale – Matéria A arte de transformar lixo em luxo

– Ana Roncaglio – O Jornal – Matéria Interior pede socorro

– Keli Fernandes – Folha do Oeste – Matéria Diagnóstico saneamento

– Carina Machado, Aline Camargo, Taiana Eberle – Matéria Olhos anônimos que cuidam do rio

Jornais Homenageados

– Jornal Boca, de Balneário Camboriú;

– O Garuvense, de Garuva;

– Município dia a dia, de Brusque;

– Imagem da Ilha, de Florianópolis.

(DeOlhoNaIlha, 29/07/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *