Diversidade cultural no Encontro das Nações
24/08/2011
Construfair quer girar R$ 500 mi
24/08/2011

Terminal antigo de Florianópolis será reativado

Terminal antigo será reativado
A prefeitura de Florianópolis anunciou, ontem, a transferência de linhas intermunicipais de três empresas de ônibus executivos – Estrela, Insular e Transol – e de 14 linhas de ônibus convencionais – das empresas Biguaçu e Santa Terezinha – do Terminal de Integração Central (Ticen) para o Terminal Urbano Cidade de Florianópolis no dia 3 de setembro.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Transportes da Capital, João Batista Nunes, o objetivo é garantir o melhor atendimento aos usuários e trazer mais movimento para o comércio da região.

– Falta espaço no Ticen. Os ônibus estão estacionando em local proibido, não vêm cumprindo os horários. E a decisão vai facilitar a revitalização da área do terminal antigo – destaca.

O terminal foi fechado por sete anos por problemas na estrutura. Ano passado, foi reinaugurado, mas o Ministério Público alegou que foram feitas apenas melhorias estéticas. Agora, o local que recebe 29 linhas intermunicipais deve passar por alterações como a ampliação de banheiros, o cercamento do local e a instalação de câmeras de segurança, por exigência do MP. De acordo com João Batista, o investimento de R$ 400 mil será do Estado e a transferência de linhas não depende do aprimoramento do terminal.

O secretário de Desenvolvimento Regional de Florianópolis, Renato Hinning, disse que ainda vai analisar o projeto e que é cedo para confirmar se o Estado vai executar.

João Batista afirmou que não pretende se reunir com representantes do Departamento de Transportes e Terminais (Deter), que fiscaliza os terminais de ônibus intermunicipais, pois, para ele, a decisão caberia à prefeitura e às empresas de ônibus.

Já o presidente do Deter, Sandro Silva, espera um contato do vice-prefeito e não vê como a mudança de linhas possa acontecer sem as melhorias de estrutura e investimento em segurança:

– Se a prefeitura conseguir fazer as alterações até 3 de setembro, faremos o possível para operar no terminal, mas precisa ter condições para o Deter homologar.

Para Silva, as empresas não deveriam apoiar a medida sem a fiscalização do Deter. Só este ano, foram 42 autuações de infração, principalmente pelo atraso e omissão de horário.

(Por Gabrielle Bittelbrun, DC, 24/08/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Sílvio Hickel do Prado disse:

    Permita-nos tecer algumas considerações sobre a “polêmica” da reativação do antigo Terminal de Passageiros localizado no aterro da Baía Sul junto a rua Antônio Luz.

    Sobre as linhas de ônibus:

    Todas as linhas citadas, são linhas intermunicipais com características urbanas (segundo classificação do DETER – Departamento de Transportes e Terminais), ora, sendo intermunicipais, estão sob a regulamentação do DETER quanto a cobrança de taxas e fiscalização operacional, funcionamento, horários, etc.
    Porém, dentro do município (todos) quem determina os pontos de paradas é o município através de seus órgãos competentes.

    Colocadas as premissas acima, ficamos a pensar se, na elaboração do projeto e no dimensionamento do TICEN foi ou não pensado a incorporação destas linhas a sua estrutura (pois sendo de características urbanas deveriam estar integradas com as linhas urbanas), é uma questão de planejamento e de enxergar o futuro. Fazemos esta indagação pensando que a construção de um equipamento como o TICEN ( e de todo o sistema integrado) deveria fechar todos os pequenos Terminais periféricos para aliviar o centro da cidade do tráfego pesado, ou não?

    Estas linhas sob fiscalização do DETER, deveriam ir para o Terminal Rita Maria (TRM) com remanejamento de plataformas e mesmo, se necessário, com a construção de novas plataformas nos espaços de estacionamento (estacionamento B) ali existente. O TRM já possui toda a estrutura necessária para abrigar a demanda de passageiros das referidas linhas.
    Tal procedimento retiraria o movimento de ônibus da área central e levaria para junto das pontes, trajeto e saída natural de todas estas linhas de ônibus.

    Quanto ao Terminal antigo, que nunca deveria ter sido construído em um local tão nobre da cidade, deveria ser dada outra destinação para alavancar a revitalização e o movimento no centro de Florianópolis. Sob aquela estrutura, é possível construir por exemplo, um aquário, ou trazer a biblioteca pública que hoje está espremida como bem mostrou ha alguns meses o Jornal do Almoço, ou um espaço cultural para pequenas oficinas de artes como pintura, escultura, olaria, música, leitura, teatro de bonecos, marionetes, renda de bilro, etc.

    Ou até mesmo um pequeno museu com a história de Florianópolis. Espaço existe sob aquela estrutura, basta pensar.

    na esquina da Felipe Schimidt com a Deodoro para que façam suas exposições nos finais de semana…
    Quem sabe trazer os pintores de rua que hoje estão instalados

    Basta readequar o uso, e projetar os espaços de maneira que possa atender às necessidades da cidade.

    Obrigado.

    Sílvio Hickel do Prado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *