Faltou a avaliação técnica para cortar árvore
18/08/2011
Município e CASAN deverão concluir rede de esgoto em Ponta das Canas
18/08/2011

Tartaruga passeia pelo litoral de SC

Animal devolvido ao mar em dezembro está em Laguna, após percorrer 6,8 mil quilômetros

Depois de trocar as águas catarinenses pelas gaúchas, a tartaruga macho da espécie cabeçuda, encontrada encalhada em novembro do ano passado em Araquari, Litoral Norte do Estado, voltou a SC neste mês.

Ela passou por Florianópolis no dia 9 e agora está em Laguna, no Litoral Sul. Desde que foi devolvida ao mar, no dia 18 de dezembro, ela já percorreu 6,8 mil quilômetros.

Após ser solta no mar, na Capital, ela fez rápidas paradas em Imbituba e Laguna, até entrar no RS. Em seguida, permaneceu nadando na região sul do litoral gaúcho por cerca de quatro meses, até voltar para SC.

Pesquisadores do Projeto Tamar instalaram um GPS no casco da tartaruga, que transmite informações via satélite e permite o monitoramento do trajeto do animal.

– O que mais chamou a atenção foi o fato dela ter ficado tanto tempo próximo ao litoral do RS, o que reforça a possibilidade de o local ser uma área de alimentação para machos adultos – diz o biólogo Gustavo Stahelin, coordenador técnico do Projeto Tamar.

Ele explica que a mesma espécie que tem servido de alimento à tartaruga no RS é comumente encontrada no estômago de tartarugas mortas.

Conclusões mais precisas sobre o monitoramento da tartaruga só poderão ser divulgadas após no mínimo mais seis meses de observações.

– Esperamos que a bateria do GPS dure pelo menos mais seis meses, para que possamos observar um ciclo completo da tartaruga – afirma.

(Por Ingrid Santos, DC, 18/08/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *