Projeto Orla apresentado à Prefeitura da Capital
22/08/2011
União Européia, Energia Renovável e Eficiência Energética
23/08/2011

Seminário traz a SC oportunidade para fornecer à indústria de monotrilho

As oportunidades de negócios para a indústria com a produção de monotrilhos no Brasil será tema de reunião da Câmara de Transporte e Logística da FIESC, no dia 26 de agosto, às 14 horas, em Florianópolis. O monotrilho é um sistema de transporte elevado que utiliza só um trilho de rolamento. Entre as vantagens desse sistema estão o custo menor em relação à implantação de um metrô e aintegração com todos os espaços urbanos, mesmo em lugares onde a movimentação de veículos é intensa. No encontro será discutida uma nova alternativa para a mobilidade urbana, além de apresentar às empresas catarinenses as peças e serviços que podem ser fornecidas à indústria do monotrilho. Para ascompanhias interessadas nesse mercado, estão programadas rodadas de negócios. Os setores com mais potencial são as indústrias de fibras, metalmecânica, eletrônica, indústria de interiores (automobilística, náutica e ferroviária), ar condicionado, pré-moldados e tecnologia da informação.

São Paulo e Amazonas estão em processo de implementação desse meio de transporte. As 24 locomotivas que serão instaladas em São Paulo serão produzidas na fábrica que está sendo implantada no Rio de Janeiro. A reunião terá a presença do presidente da Associação Brasileira de Monotrilhos (Abramon), Halan Moreira, do projetista da Ponte Estaiada de São Paulo, João Valente, do assessor da presidência do Metrô de São Paulo, Conrado Grava de Souza, do secretário de planejamento do Amazonas, Marcelo Lima, e do secretário da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos de Florianópolis, José Carlos Rauen.

Os interessados em participar da reunião e dos encontros de negócios devem confirmar presença pelo e-mail camara.logistica@fiescnet.com.br ou pelo telefone (48) 3231-4302.

Programação

14 horas
Abertura

14h30
Tema: características do monotrilho e suas oportunidades para a indústria nacional.
Palestrante: Halan Moreira, presidente da Abramon

15h15
Tema: monotrilho como solução integrada nas metrópoles brasileiras.
Palestrante: Laurindo Junqueira – Superintendente da SPTRANS

16h30
Tema: monotrilho uma solução amigável nas grandes cidades
Palestrante: João Valente, arquiteto e urbanista

17h
Tema: monotrilho como solução na capital Amazonense
Palestrante: Marcelo Lima, secretário de Planejamento do Amazonas

17h30
Encerramento

(Acontecendo Aqui, 19/08/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *