Clipping

Programa Recicla Bem Floripa vai conscientizar lojistas sobre destinação correta de resíduos




Iniciativa, coordenada pela CDL de Florianópolis, foi lançada nesta terça-feira (08) com ação educativa

Uma iniciativa envolvendo entidades públicas e privadas pretende resolver um dos principais problemas do centro histórico de Florianópolis, a falta de destinação e disposição correta dos resíduos produzidos pelos estabelecimentos comerciais da região. O Programa Recicla Bem Floripa, implantado pelo Grupo Interinstitucional Sobre a Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos para Florianópolis (GIRS) foi lançado nesta terça-feira (09/05) com uma ação inicial de conscientização dos comerciantes da Capital da importância de destinar os seus resíduos de uma forma adequada.

A ação, que foi coordenada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) da Capital e pelo Instituto FloripAmanhã, reuniu mais de 40 voluntários que realizaram um trabalho educacional junto aos lojistas do centro. Cada loja, entre a Praça XV de Novembro e a rua Deodoro, foi visitada por uma dupla de voluntários que distribuiu material informativo sobre coleta seletiva e correta colocação dos resíduos, além de aplicarem um questionário. “A objetivo principal é mostrar como cada comerciante pode contribuir para termos uma cidade mais humana, conscientizando sobre a correta separação e o melhor destino dos resíduos gerados pelos estabelecimentos”, destaca Pedro Paulo de Abreu, presidente da CDL de Florianópolis.

O trabalho desta terça-feira foi o primeiro de uma série de ações previstas, sempre visando encontrar soluções e proposições que contribuam com a limpeza, a humanização e o embelezamento da região central da cidade. Outros locais devem receber também a visita dos voluntários e os materiais que estão sendo distribuídos. Há mais de três anos, a Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) realiza a coleta seletiva no centro, de segunda a sexta às 19 horas e nos sábados às 14 horas. Da mesma forma, o órgão já regulamentou como deve ser feita também a disposição dos resíduos orgânicos e sólidos, visando o reaproveitamento ou a destinação correta. O problema é que em várias ocasiões, esses horários e procedimentos não são respeitados, prejudicando o trabalho da Comcap.

O GIRS, grupo com cerca de 50 entidades representativas públicas e privadas, elaborou um panfleto de orientação que será entregue em todas as edições do projeto. Ainda são parceiros da iniciativa o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), Instituto Vonpar, Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICOM), ONG Nosso Lixo, Comitê para Democratização da Informática (CDI/SC) e Departamento de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil, entre outras entidades.

(DeOlhoNaIlha, 09/08/2011)

A parte

Da coluna de Carlos Damião (ND, 10/08/2011)

Recicla Bem Floripa, Centro Histórico é um projeto importante para cidade, lançado nesta terça-feira (9) numa parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas e a prefeitura. A primeira ação, que envolveu voluntários, foi o contato direto com lojistas da área do calçadão central, com a distribuição de material informativo. A campanha está nas ruas. Resta ao comércio fazer a sua parte, evitando a deposição do lixo de qualquer jeito nas ruas da cidade.



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.