Empresário aponta corrupção e propina dentro do Ibama
10/08/2011
Corredores de ônibus
10/08/2011

Preservação do aqüífero do Norte da Ilha será discutida na Semana do Empresário dos Ingleses

Evento promovido pela Regional Ingleses da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) inicia nesta segunda-feira (15) e segue com programação até dia 19 de agosto.

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) realiza entre os dias 15 e 19 de agosto a Semana do Empresário dos Ingleses, evento voltado à qualificação e ao incremento de negócios onde a entidade possui unidades regionais. Um dos temas será o desenvolvimento econômico e sustentável da região, especificamente com discussões sobre a preservação do Aqüífero dos Ingleses, uma das mais importantes reservas naturais de água limpa de Florianópolis. O Aqüífero é a principal fonte de água de mais de 130 mil pessoas, sendo responsável pelo abastecimento de cerca de 90% do Norte da Ilha.

Ligações clandestinas; a falta de uma estação de tratamento de esgoto mais abrangente; construções irregulares sobre as dunas, que impedem a completa absorção da água da chuva, e ponteiras instaladas em casas e comércios, retirando água do lençol freático sem qualquer controle são as maiores ameaças ao aqüífero. Segundo o diretor geral da Regional Ingleses, Thiago Lewis, as ponteiras particulares são utilizadas principalmente na temporada de verão, já que a população se multiplica e agrava a falta de água. “É claro que é preciso garantir água para todos os moradores e visitantes, pois dependemos muito do turismo. Mas não se pode mais correr o risco de acabar com a única fonte disponível na região”, diz.

O debate sobre a preservação do manancial será no dia 19 de agosto, às 19h30. O encontro contará com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Paulo Bornhausen, que apresentará projetos e iniciativas da pasta para a questão. Uma delas será o cadastramento de todas as casas do bairro para verificar as que possuem ponteiras irregulares.

A agenda da Semana ainda inclui o Vitrine ACIF, com uma série de palestras gratuitas sobre temas como ações trabalhistas, planejamento tributário, gestão financeira, atendimento ao cliente, marketing, mídias sociais, entre outras. Após as palestras, os participantes podem agendar consultorias também gratuitas com cada palestrante por meio do Bussola Empresarial ACIF. Também estão programadas ações do programa de reciclagem de óleo de cozinha ReÓleo em escolas municipais do bairro (confira a programação).

Serviço

O que: Semana do Empresário dos Ingleses
Quando: De 15 a 19 de agosto
Onde: ACIF Regional Ingleses (Rua Intendente João Nunes Vieira, 1683)
Informações: (48) 3269-4111 ou regionalingleses@acif.org.br

*A entrada para o jantar do Encontro de Negócios custa R$30,00.

(DeOlhoNaIlha, 10/08/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *