Imóveis em alta na Capital
17/08/2011
Cooperbarco ameaça parar transporte marítimo na Lagoa da Conceição e Costa da Lagoa
17/08/2011

Plano Municipal de Cultura recebe contribuições das comunidades

Caravana do Conselho Municipal de Política Cultural está percorrendo os distritos de Florianópolis ouvindo as demandas das comunidades para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Cultura

Uma caravana do Conselho Municipal de Política Cultural está percorrendo os distritos de Florianópolis no mês de agosto para identificar as principais carências da população na área cultural e avaliar a estrutura existente para atender as demandas.

A iniciativa faz parte do processo de construção do Plano Municipal de Cultura, que vai nortear as políticas públicas para o setor para os próximos 10 anos.

Nesta terça-feira (16/08), a caravana do CMPC estará às 19h30 na Escola Presidente Roosevelt, em Coqueiros, e na quarta-feira (17/08) realiza reunião expandida, às 19h, na sede da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), no Forte Santa Bárbara, no Centro.

A cada encontro, o grupo de trabalho divulga as atribuições do Conselho de Cultura, empossado em 2010, e explica as ações realizadas pelo órgão até o momento. A discussão é aberta às lideranças, agentes culturais e moradores locais que queiram contribuir na elaboração de um diagnóstico regional do setor. “Nosso papel neste momento é o de escuta. É o primeiro contato que fazemos com uma realidade que ainda não chegou a essas comunidades” explica Marta Cesar, presidente do CMPC.

Roteiro pela cidade

Para redação do Plano Municipal de Cultura, o CMPC realizou diversas reuniões ordinárias ao longo do ano e promoveu 13 encontros expandidos com setores artístico-culturais. O documento preliminar está recebendo agora contribuições das comunidades. “Essa conversa direta com a população é fundamental para que a sociedade se apodere das discussões dentro de um novo contexto nacional, onde a cultura é um setor estratégico do Estado”, pontua Marta Cesar.

O calendário de visitas nos bairros iniciou no dia 6 de agosto na Cachoeira do Bom Jesus e em Canasvieiras, no norte da Ilha de Santa Catarina. A caravana também já passou pelas comunidades do Córrego Grande, Estreito, Lagoa da Conceição, Armação do Pântano do Sul e Ribeirão da Ilha. O roteiro contempla ainda reuniões expandidas nos bairros de Coqueiros, Centro, Rio Vermelho, Barra da Lagoa, Campeche, Ingleses, Ratones e Santo Antônio de Lisboa. As localidades foram mapeadas com base na divisão territorial feita pelo novo Plano Diretor.

Os encontros, na opinião da presidente do CMPC, têm o intuito de fornecer ferramentas de acompanhamento do Plano Municipal de Cultura para que todos possam se apropriar das diretrizes e ações contempladas no documento e para que se conscientizem de seus direitos culturais. “Esse processo de discussão é muito importante porque temos percebido que a cada encontro surgem necessidades muito diferentes de um lugar para outro”, comenta a Superintendente Adjunta da Fundação Franklin Cascaes, Roseli Pereira, que representa o segmento de cultura popular no conselho municipal e tem acompanhado a caravana pelos bairros.

Depois das reuniões expandidas nas comunidades, a proposta do Plano Municipal de Cultura ainda será apresentada a secretários municipais e ao prefeito Dário Berger, antes de ser submetida à apreciação da Câmara de Vereadores. Todas as atividades do Conselho Municipal de Política Cultural são divulgadas no blog cultura.sc/cmpcfloripa.

O CMPC é um órgão deliberativo, consultivo e normativo de assessoria direta ao Executivo Municipal, no que se refere a assuntos de planejamento e orientação cultural no município, nos termos da Lei nº. 7974, de 29 de setembro de 2009. O conselho é composto por 30 membros, sendo 15 designados pelo Poder Executivo Municipal e 15 eleitos pela sociedade civil durante a Conferência Municipal de Cultura realizada em outubro de 2009.

Calendário das Reuniões Distritais

16/08 – Coqueiros ( E.B. Presidente Roosevelt) – 19h30
17/08 – Centro (Sede da Fundação Franklin Cascaes) – 19h
20/08 – Rio Vermelho (E.B Antônio Paschoal Apóstolo) – 10h
Barra da Lagoa (Conselho Comunitário) – 15h
22/08 – Campeche (Clube Catalina) – 20h
23/08 – Ingleses (E.B Gentil Mathias da Silva) – 19h30
27/08 – Ratones (E.B Mâncio Costa) – 10h
Santo Antônio de Lisboa (Ponto de Cultura Pescadores de Cultura) – 15h

(DeOlhoNaIlha, 17/08/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *