Moradores pedem APP no Bairro Carianos
04/08/2011
Grupo Interinstitucional de Gestão de Resíduos Sólidos promove o evento “Recicla Bem Floripa”
04/08/2011

Planejamento Urbano Regional é a prioridade escolhida para o Fórum Criatividade e Imagem da Cidade

“Restruturar e fortalecer o IPUF com visão regional integrada com os municípios de seu entorno e a representação público-privado no formato de Conselho Metropolitano de Planejamento Urbano”. Esta é a bandeira escolhida para atuação do Fórum Criatividade e Imagem da Cidade durante a Oficina de Planejamento Urbano de Florianópolis, realizada no dia 28 de julho, no auditório do Sebrae. Estavam presentes representantes de 35 entidades, como a diretora da Câmara de Desenvolvimento Urbano da FloripAmanhã, Anita Pires, o presidente do CDL, Osmar Silveira, coordenadores do Fórum, além dos Secretários Municipais de Turismo, Cultura e Esporte,  Vinícius Lummertz, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Carlos Rauen, e do Secretário Executivo de Serviços Públicos, Salomão Mattos Sobrinho.

Participantes que concluíram a Oficina de Planejamento Urbano


“Houve um consenso entre os presentes da importância de trabalharmos o planejamento urbano com uma visão regional, integrada aos demais municípios da Grande Florianópolis”, comenta Anita Pires. Ela acrescenta que “esta já é uma indicação do nosso projeto Floripa 2030, e com a articulação e o trabalho conjunto de todas as entidades envolvidas no Fórum esperamos que o planejamento urbano regional seja realizado o quanto antes”.
O próximo encontro do Fórum Criatividade e Imagem da cidade deve acontecer dentro de 20 dias, também com a condução metodológica da consultora Dulce Magalhães, e terá como tem “Reflexão sobre as Perspectivas do Futuro do IPUF no Contexto de Planejamento Urbano Regional”.
“Pedimos a cada participante que compartilhe com sua organização o conteúdo e os resultados deste Fórum e que tragam as contribuições geradas por seu grupo para a conquista do objetivo estabelecido como nossa bandeira”, coloca Anita Pires.
Durante as discussões da Oficina de Planejamento Urbano, os participantes apontaram quais seriam as prioridades para mudança no projeto urbano de Florianópolis e Região. Além da visão regional do planejamento urbano, foi destacada a importância de uma gestão participativa efetiva, decretação da moratória na Ilha de Santa Catarina até a conclusão do Plano Diretor Participativo e definição de um Plano de Desenvolvimento Urbano, com aprovação seletiva de novas construções, planejamento integrado que inclua as questões sociais, ambientais e econômicas e integração dos sistemas de mobilidade.
Os participantes da Oficina indicaram também quais as principais dificuldades para a mudança no projeto Urbano de Florianópolis, com destaque para a falta de cultura de planejamento a longo prazo, ausência de diálogo para integração e fortalecimento das entidades sociais e privadas na busca do planejamento da cidade, além de soluções imediatistas e fragmentadas e gestão pública com foco nos interesses econômicos e não sócio-ambientais. Foi consenso que é preciso determinar um novo paradigma de desenvolvimento para Florianópolis.

O Fórum Criatividade e Imagem da Cidade
Em abril de 2011 o Fórum CIC incorporou o Fórum de Revitalização do Centro Histórico, unificando as duas iniciativas da FloripAmanhã criadas para contribuir com o planejamento urbano após o projeto Floripa 2030 – mantendo o nome Fórum Criatividade e Imagem da Cidade. Vencedor do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade, de abrangência nacional, o Floripa 2030 é um processo de construção de estratégias de desenvovimento sustentável para Florianópolis que a FloripAmanhã coordenou em 2008 com a participação de 84 entidades.
O Fórum é uma iniciativa da FloripAmanhã com a participação de outras 10 entidades no Grupo Gestor: CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis), UFSC, Unisul, CREA-SC, Sindarq-SC (Sindicato dos Arquitetos de Santa Catarina), IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, AsBEA (Associação dos Escritórios de Agricultura) e IAB/SC (Instituto dos Arquitetos do Brasil).
Uma das principais conquistas do Fórum é a inclusão de Florianópolis no PACH (Plano de Aceleramento do Crescimento-Cidades Históricas), do Governo Federal, com previsão de investimentos de R$ 9 milhões para ações de revitalização no centro histórico de Floripa.
O Fórum tem como desafio construir uma cidade com mais qualidade estética, inovadora, com criatividade, refinamento, agregando arte na construção da cidade e discutindo a estética urbana. O objetivo é criar um espaço propositivo de debates, de articulações, de alerta, entre as entidades responsáveis pela construção e imagem da cidade e da sociedade.
Créditos: Agradecemos Gabriel Vanini –www.gabrielvanini.com por ceder os direitos de algumas das fotos apresentadas acima (autoria indicada em cada foto)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *