A cultura entra na roda no Projeto Palco Giratório
25/08/2011
A cidade de Florianópolis possui 95 Praças Públicas
25/08/2011

Museu Histórico prepara duas novas exposições em Florianópolis

Administrado pela Fundação Catarinense de Cultura, o Museu Histórico de Santa Catarina ˆ Palácio Cruz e Sousa traz duas novas exposições a partir do dia 2 de setembro. As mostras Patrimônio Caeira e Grupo de Risco ficarão abertas abertas à visitação gratuita até 2 de outubro.

Patrimônio Caeira
– O patrimônio cultural e histórico da comunidade do Caeira do Saco dos Limões, em Florianópolis, será mostrado na exposição fotográfica Patrimônio Caeira. A mostra é o resultado de entrevistas e oficinas de Teatro, Escrita e Fotografia feitas no bairro, entre agosto de 2010 e abril de 2011. Foram montadas esquetes teatrais, um livro com histórias da comunidade e registradas fotografias do dia-a-dia dos moradores.

A comunidade mantém vivas as tradições mantidas há gerações, como a festa da padroeira Nossa Senhora do Rosário, o carnaval de rua com a participação das Passarinhas (homens que se vestem de mulher somente na comunidade) e a dança da ratoeira (uma ciranda de trovas de origem açoriana).

Uma das imagens presentes na exposição, a sequência Cabeça-de-pipa, ganhou o prêmio PX3 de Paris (Prix de La photgrafie) em 2011, na categoria amadores, o melhor retrato cultura, retrato criança e retrato geral.

Grupo de Risco mistura passado e presente – Imagens que celebram o aparecimento e o desaparecimento, a lembrança e a aparência, a transitoriedade e a permanência são o foco da exposição Grupo de Risco, formado pelos artistas Betina Frichmann, Hô Monteiro, Nelson Machado e Humberto Dutra.

O grande desafio do grupo, que nasceu em 1998 a partir da união de jovens recém-saídos do Instituto de Artes da UFRGS em Porto Alegre (RS), é fazer a ligação entre trabalhos diversificados como os encontrados nesta exposição.

Os artistas e suas produções

Nelson Machado: fotógrafo que vem da pintura, se interessa pelo limite entre essas linguagens ˜ manchas nos muros, sujeiras, marcas pictóricas da cidade captadas por um olhar de pintor.

Betina Frichmann: coleciona fotos, desenhos e escritos, compondo uma caligrafia intimista, um mosaico feito de lembranças delicadas.

Hô Monteiro: flerta com o passado através da História da Arte imagens das cidades da Itália que o fascinam. Seu trabalho é uma ode a um lugar e a uma época idealizados. O tratamento parece unir tema e técnica através de um anacronismo intencional. As pinturas de figura humana de Hô conversam com as silhuetas dos desenhos a pastel e as pinturas de Humberto Dutra.

Humberto Dutra: suas pinturas nascem de um tratamento intenso na cor e na forma. Processo que Humberto vem gradativamente depurando até seus últimos autorretratos, figuras simplificadas que se tornam vultos, sombras silenciosas.

Agende-se

Exposição Patrimônio Caeira

Abertura: 01/09/2011 ˆ das 19h às 22h

Visitação: de 02/09 a 02/10/2011

De segunda a sexta, das 10h às 18h

Sábados e domingos, das 10h às 16h

Onde: Museu Histórico de Santa Catarina ˆ Palácio Cruz e Sousa

Entrada Gratuita

Exposição Grupos de Risco

Abertura: 01/09/2011 das 19h às 22h (Sala Martinho de Haro)

Visitação: de 02/09 a 02/10/2011

De segunda a sexta, das 10h às 18h

Sábados e domingos, das 10h às 16h

Onde: Museu Histórico de Santa Catarina Palácio Cruz e Sousa

www.mhsc.sc.gov.br

Entrada Gratuita

(DeOlhoNaIlha, 25/08/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *