Ibama afasta três por até 120 dias
19/08/2011
Música em ônibus só com fones de ouvido
19/08/2011

Moradores criticam depósito de lixo em ruas do bairro Madri, em Palhoça

A falta de responsabilidade de moradores e comerciantes, aliada à deficiência na fiscalização por parte da prefeitura tem provocado constrangimentos entre habitantes do bairro Madri, em Palhoça. O lixo depositado em locais onde deveria haver somente árvores e plantas, além de ser um desrespeito aos demais vizinhos, aumenta o risco de doenças transmitidas por ratos e insetos. Áreas verdes foram transformadas em depósito de madeira, entulho, automóveis velhos e até, espaço para queima de resíduos.

Há sete anos Natália Miotto, 26 anos, mora no bairro. A dona de casa lamenta o descaso tanto dos moradores menos asseados, quanto da prefeitura que não fiscaliza os depósitos irregulares de lixo. “Cansamos de ligar e não receber nenhuma resposta”, critica. A moradora da rua Dedaleiros diz que alerta os vizinhos sobre os perigos do descaso, mas ouve sempre o mesmo argumento: não tem outro lugar para despejar os materiais.

Questionado sobre os resíduos que queimava nos fundos de sua fábrica de móveis o marceneiro Michel Schmitz, 28, reconhece que não possui licença para usar o espaço destinado à área verde. “Eu queimo para não deixar acumulado”, argumenta. Schmitz diz que o veículo abandonado no fim da rua das Quaresmeiras foi ali depositado por um morador de outra via.

Na rua Patas de Vaca a situação se assemelha. Nesta o proprietário de uma serralheria ocupa o espaço público para depositar grades e portões de sua fabricação. O desrespeito com os vizinhos está também na calçada do serralheiro, onde um automóvel se deteriora obstruindo a passagem de pedestres. O proprietário foi encontrado na empresa, mas se recusou a falar com nossa equipe.

Prefeitura enviará fiscais para averiguar situação

O secretário de Planejamento de Palhoça, Fabiano Ferreira garantiu que fiscais visitarão o bairro em busca dos locais utilizados irregularmente. “Temos um projeto de revitalização do Madri. Desrespeitos como este desvalorizam os imóveis e prejudicam a imagem do bairro que tem muita gente trabalhadora e caprichosa”, ressalta. Ferreira antecipa que a limpeza dos espaços será solicitada à Secretária de Obras. “Os infratores serão identificados e notificados”, assegura.

(Por Alessandra Oliveira, ND, 19/08/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *