Por Assessoria de Comunicação FloripAmanhã

Recicla Bem Floripa orienta lojistas do centro sobre como proceder com os resíduos sólidos




Voluntários do Recicla Bem Floripa na ação do dia 09/08

O Grupo Interinstitucional sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos para Florianópolis (GIRS) promoveu no último dia 09/08 o evento “Recicla Bem Floripa, Centro Histórico”, com o objetivo de melhorar os indicadores de coleta, separação e tratamento dos resíduos recicláveis. Apesar da chuva, que prejudicou a instalação dos stands planejados, o trabalho de visita ao comércio e conscientização dos lojistas foi considerado um sucesso. Cerca de 30 voluntários passaram de loja em loja distribuindo folheto com orientações sobre a forma correta de separação, acondicionamento e disponibilização para coleta dos resíduos de toda natureza.

“A meta foi realizada, estamos conseguindo os resultados”, analisa Otávio Ferrari Filho, vice-presidente e diretor da Câmara de Meio Ambiente da FloripAmanhã, membro fundados do GIRS. Em outubro será realizado mais um evento do tipo para levar conscientização e escutar as dificuldades relacionadas com reciclagem dos lojistas de ruas ainda não visitadas no centro.

O GIRS pretende promover com suas ações mudanças na forma como as pessoas enxergam o “lixo”, um aumento na geração de renda ao catador, uma destinação final adequada aos resíduos sólidos e uma transformação na paisagem do Centro Histórico de Florianópolis. Atualmente, devido ao alto índice de disposição incorreta dos resíduos, grande parte deste material é encaminhado ao aterro sanitário, com enormes perdas econômicas e ambientais.

Grupo Interinstitucional sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos para Florianópolis (GIRS)

O GIRS é um grupo com cerca de 50 entidades representativas, públicas e privadas, que se dispõe a estudar, debater e encontrar soluções para a problemática dos resíduos sólidos da cidade de Florianópolis. É um trabalho voluntário e cidadão que se originou na grande preocupação destas entidades na melhoria dos processos e gestão sobre os resíduos sólidos, buscando desenvolver conjuntamente soluções com a administração pública municipal.

O Grupo Gestor do Fórum Interinstitucional de Resíduos Sólidos conta com a participação da FloripAmanhã, CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Nosso Lixo, CDI (Comitê para Democratização da Informática-SC), COMCAP, Banco do Brasil, ICOM e Instituto Vonpar.

O evento Recicla Bem Floripa também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis.



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.