Para o turismo, contagem regressiva já começou
01/08/2011
Novo paradigma de desenvolvimento
01/08/2011

Artigo escrito por Dorvalino Furtado Filho – Médico Veterinário (DC, 01/08/2011)

É sabedoria viver sem contar os dias, pois o sabor da vida é ter bom gosto do tempero. Fui além do horizonte, aqui mesmo em Florianópolis, por um caminho que Deus pavimentou. É o caminho da Costa da Lagoa, onde séculos de ocupação deixaram marcas indeléveis, que são documentos vivos.

Ao longo desta estrada que leva à Freguesia da Lagoa, os sobrados, engenhos, casarões e ruínas, magicamente, surgem em meio à mata. Com relevo acidentado, o único acesso por terra é através de caminhos que ligam à Freguesia da Lagoa passando pelo Canto dos Araçás, ao Saco Grande, pelas montanhas, e a Ratones, também pelas montanhas, em sua parte mais baixa.

Nos cinco quilômetros percorridos, passamos por pontes, escadarias e outras obras da engenharia dos antigos habitantes que ainda servem como única via de acesso terrestre à sede do Distrito da Lagoa. Acompanhados por amigos de auras contagiantes, achamos momentos de paz ao encontrar naturezas lindas e preservadas por séculos.

A cada cem metros, desfrutávamos da sombra das árvores centenárias que tentavam, e com razão, esconder as flores raras que nascem ao redor delas, que festejam e agradecem por mais um dia.

Neste percurso, como que falando “prazer em ver vocês”, nós ouvimos os cantos afinadíssimos dos pássaros. Em conversas vindas da alma, sem preocupação com a hora, chegamos à beira da Lagoa e tivemos a bênção de apreciar e sentir a aura da Lagoa da Conceição.

Voltando de barco, respirando o mesmo ar de amigos e sempre na companhia da natureza, fomos em direção ao sol para chegar à cabana de um casal, que há tempos abriga amigos para transplantar amor e renovar sentimentos, aliás, uma cabana além do horizonte, que de tão bonita e tranquila serve para renovar a paz de Deus.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *