Nova esperança para a Hercílio Luz
23/08/2011
Por que o Sapiens Parque não deslanchou
23/08/2011

Aeroporto Hercílio Luz é um símbolo do atraso

Não causa surpresa, pois se trata de mais do mesmo. Mas o anúncio novamente ofende a cidadania, cansada de ser iludida por promessas traídas e prazos nunca cumpridos. O novo terminal do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, cujas obras sequer foram iniciadas, teve sua conclusão adiada para o primeiro semestre de 2014. Significa dizer que só por milagre entrará em operação antes do início da Copa do Mundo. Segundo a Infraero, problemas no edital de licitação da primeira fase da empreitada motivaram a nova dilatação do prazo.
Esta tediosa e irritante novela começou em 2004, quando a estatal federal divulgou, com estardalhaço, o projeto do novo terminal aéreo e aprazou a sua inauguração para 2008. Depois, para 2010, em seguida, para 2012. E agora para 2014. Se o novo prazo for respeitado – e tudo faz crer que dificilmente o será –, terão passado 10 anos entre o projeto e a conclusão da obra.
Sem comparar, mas apenas para ilustrar, vale lembrar que a China, recentemente, inaugurou uma ponte de 42 quilômetros sobre o mar que foi construída em três anos; no Japão, três meses foram suficientes para recuperar uma rodovia destruída pelo tsunami que devastou o país. Mágica? Não. Trabaho e competência.
A construção do novo Hercílio Luz é empurrada com a barriga pela burocracia daninha e pela falta de gestão competente dos organismos público envolvidos. O aeroporto atual, que nos primeiros seis meses deste ano movimentou 1,8 milhão de passageiros, se transformou em um símbolo do nosso atraso e em um freio no desenvolvimento socioecômico do Estado, que tem no turismo um dos seus fatores essenciais.
Os exemplos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da duplicação da BR-101 Sul, que se eterniza, parecem fazer escola. SC e seu povo merecem e exigem mais respeito e mais trabalho.
(Editorial, DC, 23/08/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *