Florianópolis quer homenagear o maior poeta simbolista
19/07/2011
Prefeitura investe em reforma do Mercado Público da Capital
19/07/2011

Curso prepara condutores culturais para o Centro Histórico na Capital

Realizado pelo Instituto Federal de Santa Catarina, em parceria com o IPHAN, com apoio da Fundação Franklin Cascaes, o curso está com inscrições abertas até 31 de julho

Passear por ruas, praças e casarios, redescobrindo e apreciando o patrimônio cultural que marcou em diferentes épocas a vida social, política e econômica de um lugar é um programa que a cada dia atrai mais adeptos pelo mundo. Focado nessa demanda, o Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) lançou edital de seleção para o Curso Condutor Cultural Local do Centro Histórico de Florianópolis. As inscrições para a formação inicial e continuada podem ser feitas gratuitamente até 31 de julho e as aulas iniciam em agosto.

Promovido em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Santa Catarina (IPHAN), o curso conta com o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), por meio do Núcleo de História Oral e Pesquisa da Casa da Memória. A capacitação gratuita está prevista para o período de 15 de agosto a 28 de novembro, com 25 vagas disponíveis e uma carga horária total de 210 horas/aula. As atividades serão realizadas de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h e, na sexta-feira estão previstas aulas em campo nas ruas centrais, no período das 14h às 17h, seguidas por encontro técnico na Casa da Memória.

Para se inscrever, o candidato deve ser alfabetizado e ter idade mínima de 16 anos, sendo necessária a apresentação de um documento de identidade com foto e cadastro de pessoa física (CPF). O edital completo (nº 26-2011-2) está disponível no endereço http://ingresso.ifsc.edu.br, na página de editais do site do Instituto Federal de Santa Catarina. Os candidatos também podem se inscrever no Campus Florianópolis-Continente, na Rua 14 de julho nº 150, Enseada dos Marinheiros, Coqueiros, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 20h.

Turismo responsável

O Curso de Formação Inicial e Continuada Condutor Cultural Local do Centro Histórico de Florianópolis faz parte de um projeto mais amplo que pretende incentivar o turismo cultural responsável em cidades históricas de Santa Catarina. O objetivo é formar multiplicadores e disseminadores da preservação e conservação dos bens culturais materiais e imateriais nessas regiões. A capacitação já foi implantada em Laguna (2009) e em São Francisco do Sul (2010).

Realizado pela primeira vez na Capital, o curso pretende qualificar moradores do município para conduzir turistas e visitantes em sítios culturais do Centro Histórico. Ao final da formação, o condutor estará apto a orientar os visitantes de acordo com a legislação cultural, priorizando a proteção e preservação do patrimônio cultural. Também poderá dar informações sobre aspectos socioculturais e ambientais dos bens, contribuindo para o processo de educação patrimonial e para melhorar a gestão do patrimônio cultural.

Entre as disciplinas curriculares oferecidas estão temas relativos ao Patrimônio Cultural; História e Memória Local; Linguagem e Comunicação; Fundamentos de Turismo e Hospitalidade; Educação Ambiental; Prática de Condução; Primeiros Socorros; Economia Solidária e Atividades de Campo.

A qualificação também aumenta as chances de inserção no mercado de trabalho para as pessoas que tenham interesse em atuar na área. O processo de seleção para o curso em Florianópolis levará em conta a situação socioeconômica do candidato, representando inclusive uma oportunidade de geração de renda e inclusão social para jovens residentes nas comunidades do Maciço do Morro da Cruz que circundam o Centro Histórico.
Serviço:

O Quê: Curso Condutor Cultural Local do Centro Histórico de Florianópolis

(Capacitação gratuita de 15 de agosto a 28 de novembro)

Onde: Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC)

Campus Florianópolis-Continente

Rua 14 de Julho nº 150 – Enseada dos Marinheiros – Coqueiros

Quando: inscrições até 31 de julho pela internet

Presencialmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 20h

Quanto: gratuito

Informações: http://ingresso.ifsc.edu.br (página de editais)

(48) 3271-1419

*Com informações do Instituto Federal de Santa Catarina

(PMF, 19/07/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *