Ligações clandestinas e urbanização ameaçam dois aquíferos de Florianópolis
01/06/2011
A casa dos espíritos
01/06/2011

Pedale em Floripa e viva melhor

Artigo escrito por Márcio Oliveira de Souza – Fisiologista do exercício (DeOlhoNaIlha, 01/06/2011)

As diferentes paisagens de Florianópolis são um convite às atividades ao ar livre. As opções são as mais variadas na cidade no mar e nas trilhas.

Uma das formas mais simples de aproveitar os caminhos de Florianópolis é pedalando.

De bicicleta você pode conhecer até mesmo os mais distantes recantos da cidade, além de servir como forma de transporte sem emissão de poluentes e que o levará a uma excelente forma física.

Se você ainda não está convencido, veja os benefícios que o pedal pode trazer para a sua saúde e como se iniciar nessa prazerosa atividade.

Pedalar emagrece

Dependendo do seu peso e da intensidade em que você pedalar, gastará entre 400 e 500 calorias em uma hora de um agradável passeio pela cidade ou mesmo se deslocando para o trabalho. Com algum cuidado com a alimentação você pode atingir uma perda de um quilo por semana. Se o seu objetivo for manter o peso, a bicicleta também terá um papel decisivo, mantendo além do gasto calórico, adaptações que lhe farão queimar mais gordura.

Pedalar faz bem ao coração e aos músculos

O exercício em bicicleta produz melhoras importantes no coração e também nos vasos, permitindo uma melhor circulação do sangue e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, o aumento da força muscular melhora sua performance não só para pedalar, mas para todas as atividades em seu dia-a-dia.

Antes de começar

Se você pretende pedalar regularmente, aproveitando os encantos da cidade, inicie por uma consulta médica e verifique seu estado geral de saúde.

A bicicleta ideal

A bicicleta ideal é aquela que o fará pedalar o mais confortável possível dentro das suas pretensões. Digo isso por que existem alguns itens que irão produzir algum desconforto, pelo menos,incialente. Um exemplo disso é o famoso selim. Não espere não ter nenhum desconforto ao ficar algum tempo sentado nele pedalando. Mesmo assim, vale a pena escolher sempre o mais confortável para você. Assim o desconforto não irá além de uma ou duas semanas.

Procure sempre uma bike o mais leve possível e com um câmbio que atenda bem suas necessidades. Há boas opções no mercado para todos os bolsos.

Para decidir melhor sobre qual bicicleta comprar, o melhor a fazer é procurar uma orientação de algum conhecedor nas lojas de bike ou oficinas especializadas.

Defina seu objetivo com o pedal (asfalto, mountain bike ou passeio) e faça sua escolha.

Se já tiver uma bike que não usa há algum tempo, levar a um mecânico para uma regulagem é interessante antes de começar.

Roupa para pedalar

Use calças ou bermudas não muito largas para não enroscar nos pedais ou na corrente. Use tênis sem cadarço ou com cadarço curto pelo mesmo motivo. Calças e bermudas especiais para bike são ideais por serem coladas ao corpo (não enroscam) e por terem forro com espuma, que minimiza o desconforto com o selim, principalmente para quem pedala bastante. Veja a opção que mais lhe agrada e vá em frente.

Divirta-se pedalando em grupo

Pedalar na companhia da família ou de amigos pode ser uma experiência muito divertida, além de manter sua motivação. Convide seus familiares, amigos ou junte-se a algum grupo. Faça amigos e aproveite momentos agradáveis em suas pedaladas.

Basta a primeira pedalada…

Seja pegando sua bike encostada na garagem há anos ou comprando uma, não há motivos para não aproveitar tudo que a magrela pode lhe oferecer. Vire criança por alguns momentos, sinta o vento batendo no rosto e aproveite para olhar melhor a cidade ao seu redor. O resto virá naturalmente.

Outra dica

Para maiores informações sobre onde e como pedalar em Floripa, consulte e o site da Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis (www.viaciclo.com.br).

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *