Crianças visitam o Parque Ecológico do Córrego Grande
14/06/2011
Prefeitura aposta em plano B para viabilizar recurso dos molhes do rio Biguaçu
14/06/2011

Mudança de comportamento pode reduzir conta de energia em até 40% no inverno

As baixas temperaturas do inverno influenciam no consumo de energia e, mais do que no verão, é preciso ficar atento ao comportamento. De acordo com a Ascon (Associação Catarinense de Orientação e Defesa do Consumidor), pequenas regras para o uso inteligente da eletricidade, como menos tempo de banho e maior aproveitamento da iluminação natural, podem reduzir a fatura mensal em até 40%.

São regras simples, como enfatiza a presidente da Ascon, Francilene Back Effting, mas que focam no comportamento da família. “O chuveiro, por exemplo, é o campeão de consumo residencial e representa de 25% a 35% da conta de luz de uma família, por isso é importante equilíbrio no tempo de banho”, explica.

Durante os meses de frio, o tempo de permanência no banho normalmente aumenta o que demanda mais energia. Uma dica é usar o chuveiro, quando possível, ainda com a luz do dia, período em que a água apresenta uma temperatura um pouco mais elevada, e fora do horário de pico (entre 17h e 21h).

Além do chuveiro, aquecedores com resistência elétrica e produtos que ficam em modo stand-by ajudam a elevar o valor da fatura. Mesmo sem uso, apenas por estarem ligados à tomada, eles podem consumir até 15% do total da fatura. Por isso é importante ficar atento e desligar os eletrodomésticos que não estiverem em uso, como televisores, máquina de lavar e carregadores de celular, por exemplo.

Há ainda detalhes pequenos, mas que podem enxugar o custo com a energia. É o caso de utilizar pelo maior tempo possível a luz natural. Para isso, mantenha as cortinas abertas e só acenda as lâmpadas quando for fundamental.

Aliás, sobre as lâmpadas, dê preferência pelas fluorescentes, de luz mais branca. Além de iluminarem melhor, elas economizam cerca de 40% de energia elétrica e duram dez vezes mais em relação às incandescentes (amareladas).

Outro item que precisa ser lembrado, segundo Francilene, é a quantidade de pessoas que passam mais tempo em casa. “Com as férias de julho se aproximando e mais tempo com crianças e adolescentes em casa, o uso de eletrônicos tende a crescer”, aponta ela.

Quando comprar eletrodomésticos, prefira os modelos que trazem o Selo Procel (Programa nacional de Conservação de Energia Elétrica). É uma garantia de alto rendimento com baixo consumo de eletricidade.

Estas regras podem representar, pelos cálculos da Ascon, uma redução entre 30% e 40% da conta de energia elétrica. Para verificar qual o consumo da sua casa, faça uma simulação no site da Celesc (http://proceleficiencia.celesc.com.br/index.php?novasessao=14)

Dicas para diminuir sua conta de energia

Ao utilizar o chuveiro, com a chave no modo “inverno”, o acréscimo no consumo é de cerca de 30% com relação ao modo “verão”, então fique de olho no tempo do banho.
Evite tomar banho de chuveiro elétrico nos horários de pico (das 17h às 21h).
Desligar da tomada os aparelhos eletroeletrônicos que não estão em uso (ar condicionado, ventiladores, televisores).
Racionalizar o uso de eletroeletrônicos, principalmente por crianças e adolescentes.
Substitua as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes.
Durante o dia, dê preferência à iluminação natural. Abra cortinas, janelas e persianas da sua casa e nunca se esqueça de apagar as luzes de ambientes vazios.
Nunca utilize a parte traseira das geladeiras para secar roupas ou tênis.
Máquinas de lavar e secar devem ser ligadas somente quando houver a quantidade máxima de peças. Assim, você evita a utilização desnecessária.
Acumule a maior quantidade de roupas para passar de uma só vez e, se possível, faça isso em um dia da semana. Passe primeiro as peças que requeiram temperaturas mais baixas.
Prefira aparelhos com o selo de eficiência energética Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica).

Fonte: ASCON

Em uma residência comum, o consumo médio se apresenta da seguinte maneira:

Geladeira: 30%
Chuveiro: 25%
Iluminação: 20%
Televisão: 10%
Ferro elétrico: 6%
Máquina de lavar: 5%
Outros: 4%

Fonte: Celesc

(Por Danilo Duarte, ND, 14/06/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *