Entidades buscam revitalização do Parque da Luz
29/06/2011
Reunião de diretoria discute projetos de melhorias para a capital
30/06/2011

A reunião do Fórum Revitalização, Criatividade e Imagem da Cidade realizada em 22/06 na sede da FloripAmanhã, coordenadora do Fórum junto com a CDL abordou a mobilização necessária para a implantação da “Lei Cidade Limpa” e o fortalecimento do Instituto de Planejamento de Florianópolis (IPUF).
O encontro reuniu a presidente Zena Becker e a diretora Anita Pires, da FloripAmanhã, o presidente da CDL, Osmar Silveira e o coordenador do Núcleo do Centro Histórico da entidade, Antonio Carlos Wiezorkoski, Salomão Matos Sobrinho, Secretário Municipal Executivo de Serviços Públicos, Janine Tavares, do IPUF, Giovani Bonetti, da Asbea-SC (Associação dos Arquitetos do Brasil), o arquiteto César Floriano — professor da UFSC e parceiro da FloripAmanhã na criação do Fórum —, além de representantes do núcleo de mídia exterior da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis), interessados em regulamentar a atividade para limpar a cidade da poluição visual. O arquiteto Giovani Bonetti também representou o grupo que está fazendo um abaixo-assinado pela a implantação de uma lei da paisagem em Florianópolis.
A reinvidicação deste abaixo-assinado é a mesma da ação iniciada por FloripAmanhã e parceiros no Seminário “Paisagem de Florianópolis – Presente e Futuro”, realizado em novembro de 2009, para criação de uma lei de regulamentação da placas de publicidade e intervenção de elementos na paisagem. “Temos que criar uma lei de paisagem, assim como a cidade de São Paulo, pioneira em lei de paisagem, que conta com uma comissão especializada”, salienta Floriano.
A iniciativa tem como base a proposta do vereador João Aurélio Valente Júnior. “Precisamos preservar as vias panorâmicas, as trilhas, a paisagem”, completa a presidente da FloripAmanhã, Zena Becker. O Fórum articulará uma oficina ampliada — realizada pelo poder público municipal — que deve acontecer em julho de 2011 com o objetivo de definir a proposta de lei.
A posição em prol do fortalecimento do Instituto de Planejamento foi defendida por Anita Pires, conselheira consultiva e diretora da Câmara de Desenvolvimento Urbano da FloripAmanhã. “É preciso mobilizar a cidade para que a partir do ano que vem tenhamos uma posição mais determinante, aproveitando o ano eleitoral. Devemos unir entidades para ter uma proposta clara reforçando a importância de um instituto de planejamento forte”, diz Pires, destacando a importância de sensibilizar a opinião pública para o tema.
A proposta de um Conselho de Planejamento Urbano da Grande Florianópolis foi a contribuição de Bonetti. A FloripAmanhã vai articular ações para viabilizar esta iniciativa.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Beatrriz Cardoso disse:

    Puxa, muito legal esta iniciativa. A despoluicao visual e uma das demandas da comunidade de Coqueiros que com certeza apoia esta acao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *