A Ilha vulnerável
06/06/2011
Empresário de Florianópolis participa de debate sobre gestão de resíduos e mudanças climáticas na Europa
07/06/2011

Alunos ensinam famílias a economizar energia na região Sul da Ilha

Projeto Guardiões da Energia é desenvolvido na Escola Municipal João Gonçalves Pinheiro. Iniciativa vai ganhar prêmio da Câmara de Vereadores da Capital.

A Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares, ligada à Secretaria de Educação da Capital, implantou o projeto Guardiões da Energia. O objetivo é conscientizar os estudantes da importância de um planeta sustentável através da economia de energia elétrica. A iniciativa partiu da professora de Ciências Elaine Cristina Pamplona Seiffert, que monitora as contas de luz das famílias dos alunos e ajuda a poupar a energia da escola. A professora debate maneiras de economizar energia com pequenos gestos, como apagar as luzes e aparelhos elétricos quando não estiverem sendo utilizados e diminuir o tempo de banho.

O projeto será condecorado pelo Legislativo Municipal, no dia 6 de junho, com o Prêmio Câmara Municipal de Educação Ambiental, concedido às escolas que tenham desenvolvido trabalhos educativos de destaque relativos à proteção, recuperação e preservação do meio ambiente.

Elaine Seiffert conta que a ideia surgiu após ela participar de um curso do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), em 2007, oferecido pela Eletrosul, que debatia o uso racional da energia. A professora observa que “os resultados são visíveis não só na diminuição de consumo de energia, mas também no comportamento dos “guardiões” (alunos) em relação ao desperdício, responsabilidade e envolvimento com as atividades do cotidiano escolar”.

“Precisamos pensar no planeta para que ele não acabe. É bom agirmos logo, pois os próximos em extinção serão os maiores predadores da terra, os mais poderosos, nós os seres humanos!”, comenta a aluna Fernanda Gialorenço que cursa a 6ª série.

Em 2008 o projeto foi realizado em três turmas, que juntas economizaram em casa 573,2 KW/h. No ano seguinte, quatro turmas pouparam 1081 KW/h e em 2010 os resultados superaram todas as expectativas: conjuntamente, oito turmas economizaram nos seus lares quase R$ 3 mil, equivalente a 5774 KW/h.

Sempre alerta

O controle dos gastos também é feito na escola. A cada semana, um aluno é voluntário para ser o guardião de energia da sala e tem a responsabilidade de apagar as luzes e os ventiladores sempre que o local estiver vazio. “A proposta é utilizar os alunos como multiplicadores e treinar o conceito de responsabilidade”, relata Elaine.

Interesse desde a infância

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-graduada em Educação Ambiental, Elaine Cristina Pamplona Seiffert destaca que o interesse pela área começou já na infância. Foi em um passeio da escola à Câmara de Vereadores, quando tinha apenas 10 anos, que a futura professora despertou interesse pelo meio ambiente. “Era o Dia da Árvore. Saímos de lá com o crachá de agentes ambientais. Tenho esse crachá até hoje. Eu levei a sério meu papel e por isso me tornei bióloga”.

(DeOlhoNaIlha, 07/06/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *