Prefeitura de Florianópolis anuncia licitação da atividade dos ambulantes
03/05/2011
Seminário debate situação da ponte
03/05/2011

Separação de materiais recicláveis deve ser implantada na Secretaria de Assistência Social

Galpão de separação de materiais e museu do lixo foram visitados pelos colaboradores da SEMAS

O segundo encontro do Seminário SEMAS 2011 foi o início de um projeto de implantação da separação do lixo no prédio da Secretaria.

Cerca de 120 famílias dependem da separação de material reciclável em Florianópolis. Parte destas famílias, os colaboradores da SEMAS puderam conhecer.

Às 14h, do dia 29 de abril, 15 representantes de setores da SEMAS saíram da rotina de trabalho para entender um pouco melhor a importância de saber destinar corretamente o lixo e os materiais recicláveis.

Para isso foi realizada uma trilha, orientada pelo monitor ambiental da COMCAP Valdiney Marques, no CTRES, onde era o antigo “lixão” da cidade. Atualmente, no espaço são realizadas diversas etapas para tratar o lixo. O local se divide em reaproveitamento e adubagem do coco, armazenamento de pneus, centro de transferência de resíduos e separação de material reciclável. Os integrantes da SEMAS puderam conhecer cada espaço e tirar dúvidas.

O objetivo do passeio é que ao voltarem às suas salas, seja repassado o conhecimento para que os materiais recicláveis tenham um destino certo, diminuindo a montanha de lixo que chega todos os dias ao aterro sanitário, localizado atualmente em Biguaçu. São, em média, 20 caminhões cheios de lixo por dia.

Ester Rodrigues, é casada, tem sete filhos e trabalha a mais de 10 anos com a separação e venda de material reciclável. Hoje, no galpão de separação de materiais da COMCAP, trabalha junto a outros familiares, e explica a importância do trabalho: “Além de eu ser bem remunerada, sei que a cada dia contribuo para o meio ambiente. Essa lição levo para casa, para a vida. O mínimo que cada pessoa pode fazer é cuidar bem do seu lixo”.

Ao final do encontro, os colaboradores da SEMAS se reuniram no Museu do Lixo, localizado no mesmo espaço da COMCAP. Em meio a novas criações, a partir de objetos que não tinham uso, puderam perceber que o “Luxo vira lixo”, e o que é lixo para alguns, pode ser luxo para muitos.

“Espero que vocês possam fazer parte disso levando o que aprenderam hoje a mais pessoas. Se cada um fizer um pouco a nossa cidade será um lugar melhor”, conclui o monitor.

No espaço está sendo implantado um ponto de coleta para óleo de cozinha, lâmpadas, pilhas, e outros materiais que, por falta de informação e destino correto, são descartados junto ao lixo convencional – prejudicando o meio ambiente.

Uma reunião será realizada em breve com os participantes da visita, para identificar a melhor forma de implantar a separação do lixo nas salas e no prédio da SEMAS.

O próximo encontro do Seminário SEMAS 2011, promovido pela Diretoria de Mobilização Comunitária, será realizado no dia 27 de maio.

Mais informações pelo telefone: (48) 3251-6215 e 3251-6267

(PMF, 02/05/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *