Dinheiro tem, falta projeto para a Praia da Armação
10/05/2011
Tribunal do Contas pede explicações sobre licitação do Mercado Público
10/05/2011

Seminário irá discutir alternativas para recuperar a ponte Hercílio Luz

Evento acontece na quinta-feira (12)das 9h às 12h, com a presença de dois dos cinco melhores especialistas em ponte pênsil do mundo

Para não deixar a ponte Hercílio Luz cair e para incentivar o governo do Estado a reabrir o tráfego de veículos no local após a revitalização, a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e a Associação Amigos da Cidade realizam nesta quinta-feira (12) o 3° Seminário sobre a Recuperação da Ponte Hercílio Luz, e na sexta-feira (13 ) será dado um abraço simbólico na ponte, que segundo relatório do consórcio responsável pelas obras Floripa Monumento sofre risco real de desabamento.

O seminário para recuperação do cartão postal de Florianópolis teve sua primeira edição em 1995 e a segunda em 1996. De acordo com o organizador do evento, Luiz Galvão, o foco sempre foi o mesmo: a recuperação e a liberação da ponte para o tráfego de veículos. Ele explica que a primeira conquista dos organizadores foi o tombamento da ponte como patrimônio histórico e artístico. Já o segundo seminário auxiliou o governo do Estado na elaboração de um ante-projeto para recuperação da ponte e nesta terceira edição o foco segue a mesma tendência, no entanto, em caráter emergencial. “As obras devem ser agilizadas e o governo precisa entender que será melhor liberar a Hercílio Luz para os veículos do que gastar mais construindo uma quarta ponte”, avalia Galvão.

O evento começa nesta quinta-feira ( 12 ), às 9 horas, no auditório da reitoria da UFSC e é aberto para toda a comunidade. O evento terá a exibição do filme “Ponte Hercílio Luz Patrimônio da Humanidade”, do cineasta Zeca Pires. Também foram convidados para os debates dois dos cinco melhores especialistas em po nte pênsil do mundo: o engenheiro e consultor internacional Khaled M. Mahmoud e o engenheiro Jür Jewe H. Maertens. “Eles nos explicarão quais as melhores maneiras para recuperar a ponte”, enfatiza o organizador do seminário.

Estado prevê força-tarefa para agilizar a obra

Nesta sexta-feira (13) deve ocorrer o lançamento oficial de uma força-tarefa do governo do Estado em busca de recursos para concluir as obras de recuperação da ponte Hercílio Luz.

Segundo o presidente do Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura), Paulo Meller, ainda não foram confirmados horário e data para o evento, mas é nesta reunião que devem ser definidas, por exemplo, a nova data de entrega para a obra e como o Estado vai conseguir os R$170 milhões que restam para custear a recuperação da Hercílio Luz. “A obra continua. Devemos concluir a fase de estaqueamento até agosto desse ano para depois começar a montagem da estrutura que sustentará o vão central da ponte”, explica.

Serviço

O quê: o 3° Seminário sobre a Recuperação da Ponte Hercílio Luz

Quando: 12/05, quinta-feira, das 9h às 12h

Onde: auditório da reitoria da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) no campus universitário da Trindade.

Quanto: gratuito

Programação

Quinta-feira, 12 de maio

9h – Sessão de abertura

Abelardo Pereira Filho – Presidente da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE)

Alvaro Toubes Prata – Reitor da UFSC

Deputado Valdir Cobalchini – Secretário de Estado de Infraestrutura

9h15 – Exibição de filme

“Ponte Hercílio Luz Patrimônio da Humanidade” – Zeca Pires

9h45 – Coffee Break

10h– Palestra

“A importância da ponte Hercílio Luz” – Dalmo Vieira, arquiteto e diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

10h20 – Início do painel

Palestra: A situação atual da ponte Hercílio Luz e os caminhos para se colocar a ponte em segurança

Khaled M. Mahmoud – Engenheiro e consultor internacional do projeto de recuperação da ponte Hercílio Luz

Jür Jewe H. Maertens – Engenheiro e consultor nacional do projeto de recuperação da ponte Hercílio Luz

Cássio Magalhães – Engenheiro e coordenador de obras de recuperação da ponte Hercílio Luz

11h20 – Debate

Professor Edson da Rosa – Diretor do Centro Tecnológico da UFSCProfessor Ivo José Padaratz – Departamento de Engenharia Civil da UFSC

Professor Moacir Henrique de Andrade Carqueja – Departamento de Engenharia Civil da UFSC

Professor Mario César Coelho – Departamento de Arquitetura da UFSC

Engenheiro Carlos Bastos Abraham – Federação Nacional dos Engenheiros

Professor Honorato Tomelin – Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC

12h – Encerramento

(Por Aline Rebequi, ND, 10/05/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *