Metrô de superfície pode estar mais perto dos catarinenses
12/05/2011
Obras na SC 401 causam transtornos a moradores da região
12/05/2011

Seminário discute a restauração da Ponte Hercílio Luz

Na véspera do aniversário de 85 anos da Ponte Hercílio Luz, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) discutirá o projeto de restauração e as alternativas para evitar que o monumento desabe.
Especialistas em mobilidade urbana e a Associação Catarinense de Engenheiros (ACE) vão avaliar a viabilidade técnica e econômica da solução encontrada pelo Consórcio Monumento, responsável pela obra, para colocar a ponte novamente em segurança. O debate ocorre no III Seminário Sobre a Recuperação da Ponte Hercílio Luz, hoje, no auditório da reitoria da UFSC.
Segundo o organizador, o economista Luiz Gonzaga Galvão, as discussões são urgentes, pois os trabalhos de recuperação devem ser feitos não só para impedir que a ponte caia, mas também para minimizar os problema de trânsito da Ilha.
– Com a recuperação da ponte, poderiam passar nela 80 mil veículos, o que seria um alívio para o trânsito, pois na Colombo Salles e Pedro Ivo Campos passam, diariamente, cerca de 210 mil veículos – diz Galvão.
O seminário terá palestras de três engenheiros: o consultor internacional do projeto de restauração, Khaled Mahmoud; o consultor nacional, Jür Jewe Maertens; e o coordenador das obras, Cássio Magalhães.
Estão previstos também debates com professores da UFSC, uma palestra sobre a importância da ponte, com o arquiteto e diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Dalmo Vieira, e a exibição do filme Ponte Hercílio Luz Patrimônio da Humanidade, do cineasta catarinense Zeca Pires.
A terceira edição ocorre 15 anos depois da segunda. Em 1995, quando o primeiro evento foi realizado, houve como resultado o tombamento da ponte como patrimônio histórico e artístico. No seminário do ano seguinte, foi elaborado um pré-projeto de recuperação com a colaboração de profissionais da UFSC.
(DC, 12/05/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *