Feira da Sustentabilidade oferece minicursos gratuitos à comunidade
16/05/2011
Contos, fotografias e debates abordam memória afetiva de Florianópolis
16/05/2011

Participe das Audiências Públicas na Câmara de Vereadores de Florianópolis

Você também pode participar das Audiências Públicas e outros Processos Legislativos, na Câmara Municipal de Florianópolis.

Exerça sua cidadania e participe com sugestões ou opiniões e reclamações, saiba como.

Na Câmara Municipal de Florianópolis a participação popular é disciplinada pela Lei Orgânica do Município e pelo Regimento Interno. No Regimento Interno encontram-se previstas as possibilidades da participação popular:

Sessões Públicas: as Sessões da Câmara Municipal, sejam reuniões em Plenário ou das Comissões Permanentes, são públicas e possibilitam a qualquer cidadão assisti-las obedecidas as regras regimentais.

Tribuna da Câmara: a tribuna é o espaço concedido pela Câmara Municipal de Florianópolis a todos os cidadãos e entidades para manifestação sobre qualquer assunto de interesse público. A Tribuna da Câmara é essencial para assegurar a integração do Legislativo Municipal com a população e dela pode repercutir a geração de indicações, requerimentos e até os projetos de lei sobre os assuntos trazidos à discussão.

Audiência Pública: instrumento posto à disposição da sociedade e das entidades que permite manifestação e posicionamentos sobre determinadas matérias. Têm sido realizadas desde a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal de 04 de maio de 2000, quando esta permitiu uma maior transparência com relação à gestão fiscal, assegurando a participação popular na elaboração e de discussão dos planos, da lei de diretrizes orçamentárias e de orçamentos. Nelas o Legislativo atua como mediador, sendo de competência das Comissões Permanentes provocar discussões sobre assuntos relevantes à sua área de atuação.

Iniciativa Popular: a iniciativa popular refere-se à participação do cidadão no processo de elaboração das leis. Qualquer cidadão poderá apresentar proposta de lei obedecidos os parâmetros da lei Orgânica do Município ou, ainda, encaminhar requerimentos à Câmara para serem remetidos ao Executivo ou às Comissões na forma da legislação específica, para a formação de proposta de Lei.

Sessão Itinerante: A Câmara Municipal será convocada extraordinariamente para realização de reunião em bairros da cidade com o objetivo descentralizar as atividades do Legislativo objetivando aproximar o legislativo municipal dos moradores que não podem acompanhar as sessões na sede do órgão.

(DeOlhoNaIlha, 16/05/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *