Lavar recicláveis antes de jogar no lixo não é desperdício
24/05/2011
STJ deve decidir ação sobre licitação do Mercado Público
25/05/2011

Ong Metarreciclagem passa a receber e coletar lixo eletrônico no Norte da Ilha

Em um galpão na rua Dário Manoel Cardoso são recebidos monitores, aparelhos de televisão entre outros eletrônicos

Enfim, moradores do Norte da Ilha passarão a contar com um local apropriado para depositar o lixo tecnológico que até então era descartado de forma irregular em dunas e áreas de preservação permanente. A partir do próximo mês a Ong Metarreciclagem, com sede nos Ingleses, inaugura a máquina descontaminadora de tubos e a prensa para materiais diversos.

De acordo com o presidente da Ong Edson Alves, as máquinas, patrocinadas pela Eletrosul, podem reduzir o volume de plásticos e retirar o chumbo e o fósforo dos tubos de imagem de monitores e aparelhos de televisão. “Se descartados no meio ambiente esses materiais podem contaminar o lençol freático e a água do mar e era o que vinha acontecendo no Norte da Ilha”, explica.

Na sede da Ong, localizada na rua Dário Manoel Cardoso, em direção ao Sítio de Baixo, nos Ingleses, são recebidos monitores, aparelhos de som, mouses, impressoras, celulares entre outros eletrônicos que seriam descartados no lixo comum. Edson diz que pré-agendado também é possível coletar o material em casa ou no trabalho do morador que tem lixo eletrônico para descartar. “Buscamos não somente no Norte da Ilha, mas também em outras regiões da cidade”, diz.

Hoje, a Ong recebe mais de 300 tubos de imagem por mês, mas com o funcionamento das máquinas esse número poderá saltar para até dois mil. “Como diminui o volume, a capacidade de recebimento aumenta e facilita o transporte”, observa o presidente da Ong.

Trabalho iniciou há quatro anos

Edson Alves é professor de informática e criou a Ong há quatro anos depois que participou de um mutirão de limpeza na Vila do Arvoredo, popularmente conhecida como Favela do Siri. “Quando pensei que encontraríamos plásticos e garrafas nos deparamos com um amontoado de tubos de imagem, todos, descartados nas dunas”, relembra.

A partir daí, Edson encontrou um espaço para receber os materiais e iniciou o trabalho de conscientização para reciclagem de lixo eletrônico nas escolas com oficinas de artesanato. “Ensinamos como montar capas de caderno, agendas, lixeiras e carrinhos com produtos que seriam jogados fora”, explica.

Onde levar o lixo eletrônico no Norte da Ilha

Rua: Dário Manoel Cardoso, n° 600, em direção ao Sitio de Baixo

Telefone: (48) 9998-3389 / 8406-2139

O que levar

– monitor

– CPU

– teclado

– mouse

– pen-drive

– CDs

– máquina de fotografia

– aparelhos de TV

– aparelhos de som

– videocassete e DVD

O que não recebe

– geladeira

– micro-ondas

– forno elétrico

*demais eletrônicos de uso doméstico

A contaminação por e-lixo

Como estes materiais não se desintegrarem eles contaminam o solo e a água e podem causar:

Mercúrio: lesões renais e cerebrais

Chumbo: anemia, disfunção renal e perda de memória

Zinco: problemas pulmonares

(Por Aline Rebequi, ND, 25/05/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *