Parceria para implantar a indústria limpa em SC
24/05/2011
Programa Bem Receber Copa – Meios de Hospedagem na cidade de Florianópolis
24/05/2011

Reportagem publicada em nossa edição de ontem fez um levantamentos dos diversos projetos que têm como propósito solucionar o problema da mobilidade urbana na Grande Florianópolis. Primeira conclusão: projetos não faltam, mas, até agora, salvo uma ou outra obra apenas cosmética, nenhum deles, com maior alcance e validade, saiu do papel ou do difuso reino das intenções, enquanto o problema se agrava a cada dia. Este tormento incorporou-se ao cotidiano dos moradores da região, a maioria dos quais perde mais de três horas por dia em seus deslocamentos entre a casa e o trabalho. Hoje, um cidadão chega a gastar mais com transporte do que com alimentação.
Aumento exponencial da frota de veículos, ineficiência e decrepitude do transporte público, ancorado exclusivamente em ônibus, e falta de planejamento urbano integrado e de longo prazo estão na raiz do problema, que degrada a qualidade de vida dos cidadãos e provoca avultados prejuízos à economia regional.
Construir mais um elevado aqui, duplicar outra avenida ali são obras importantes, sim. Mas em pouco tempo, em meses, talvez, como muitas outras, estarão superadas pela demanda. Somente uma política de planejamento urbano, acima das administrações federais, estaduais e municipais que se revezam, uma política voltada para o futuro, bem estruturada e gerida com firmeza poderá mudar este quadro.
Isto começará a ser feito no dia em que as cidades deixarem de ser planejadas quase que exclusivamente em função do automóvel. Neste cenário, a prioridade das prioridades é a adoção de sistemas mais eficientes, mais seguros e econômicos para o transporte de massas.
(Editorial, DC, 24/05/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. ilhada disse:

    As cidades devem ser planejadas horizontalmente, com vida de bairro, e , quando for construído um prédio, os encargos para o aumento das redes eletrica, cloacal e viária que os novos moradores demandam, ser cobradas do construtor, e nao dos contribuintes, como é feito no Brasil. Um bom sistema de transportes seria benvindo, mas ele custa caro, quando nao rateado entre as constutoras, cujo lucro é fenomenal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *