Associação atua na elaboração do Plano Municipal de Turismo
11/05/2011
Rótulos de óleo de cozinha terão informações sobre descarte no Rio
12/05/2011

FloripAmanhã inicia programa Água e Educação no Brasil

A Associação FloripAmanhã foi credenciada pela UNESCO e Projeto WET como instituição anfitriã no Brasil do Programa Água e Educação para a América Latina e o Caribe, um projeto de âmbito internacional presente em 26 países da região e desenvolvido em conjunto pelo Programa Hidrológico Internacional (PHI) da UNESCO e Projeto WET (Water Education for Teachers – Educação Hídrica para Educadores). No Brasil, a FloripAmanhã está começando a desenvolver o programa, que terá como foco inicial as Bacias Hidrográficas da Ilha de Santa Catarina. Paralelamente ao trabalho de tradução e edição do material didático, a Associação está buscando parceiros para viabilizar as atividades previstas.

Curta a página do Programa Água e Educação no Facebook.

O Programa Água e Educação trabalha educação ambiental sobre a água para estudantes, pais e educadores, com ações efetivas para que os participantes atuem nas suas comunidades como multiplicadores do conhecimento adquirido e busquem resolver problemas locais relacionados com recursos hídricos. Pressupõe a cooperação entre comunidade, terceiro setor, iniciativa privada e poder público para o fortalecimento de propostas bem sucedidas e iniciativas práticas que alterem a realidade local.

As Instituições

O Programa une a FloripAmanhã com duas instituições internacionais de experiência e renome no trabalho de educação ambiental. O Programa Hidrológico Internacional (PHI) da UNESCO, desde 1975, é o único programa intergovernamental da ONU voltado para a investigação e gestão dos recursos hídricos, bem como a educação e capacitação técnica, tendo como objetivo incrementar o conhecimento do ciclo da água e aumentar a capacidade das nações para administrar e aproveitar melhor seus recursos hídricos e ecossistemas conexos.

O Projeto WET (Water Education for Teachers – Educação Hídrica para Educadores) é um programa educativo internacional, de caráter não lucrativo, criado em 1984, em Montana (EUA), com conteúdo cientifico voltado para a ÁGUA. A missão do projeto é levar educação hídrica a crianças, pais, educadores e comunidades do mundo todo, promovendo a conscientização, valorização, conhecimento, correta administração e cuidado desse recurso natural cada vez mais disputado e escasso.

O Programa conjunto UNESCO-PHI / Projeto WET – Água e Educação para a América Latina e o Caribe surgiu em 2006, com o objetivo conjunto de promover uma educação hídrica de alta qualidade. Tem como missão ajudar os países da região no desenvolvimento, implementação e revisão de programas educativos em matéria de água. Na América do Sul, já atua na Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai.

Metodologia e Resultados

A metodologia do programa envolve oficinas dirigidas às crianças, professores e educadores informais, baseadas num guia educativo, fruto de um trabalho de adaptação por um grupo interdisciplinar, dos diversos programas de ambas as entidades.

Como resultados de suas atividades, o Programa vai proporcionar a população o acesso ao conhecimento dos deveres e direitos do cidadão relacionados com meio ambiente e viabilizará o tratamento e destino adequado para os efluentes e resíduos sólidos domésticos da área de atuação do Programa, objetivando a redução na contaminação e poluição das águas superficiais, recuperação de áreas degradadas.

A FloripAmanhã está buscando parceiros para contribuir na primeira etapa do projeto, prevista para envolver pelo menos 360 pessoas de escola de ensino fundamental e Associação Comunitária, abrangendo crianças e multiplicadores do conhecimento.

Atue com a gente na educação de crianças sobre o recurso mais precioso do planeta – a água.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *