Parque da Luz recebe novas árvores
26/05/2011
Coleta Seletiva é o foco do Fórum de Resíduos Sólidos
26/05/2011

Pesquisa mostra que o Brasil tem potencial para ser um dos líderes globais na redução de emissões

Pensando nos ares futuros, mais precisamente em 2030, pesquisa de uma das mais respeitadas consultorias do mundo, a McKinsey, traz duas previsões. A primeira é que o número de veículos no Brasil pode aumentar 115% nos próximos 21 anos. Antes de prender a respiração, veja a segunda: melhorias tecnológicas na frota de veículos brasileira e o aumento do uso de biocombustíveis podem fazer com que a emissão de gases de efeito estufa se reduza em 25% em 2030. Essa é a conclusão de um estudo sobre as oportunidades e os custos de reduzir o aquecimento global, no Brasil e no mundo. No setor de transporte rodoviário, foram sugeridas iniciativas de avanços aplicáveis a veículos leves, com ganhos de desempenho em motor, caixa de transmissão, aerodinâmica, peso e pneus. Também é considerada a inserção de carros híbridos e elétricos no mercado.

Segundo a pesquisa, em 2005, o volume de emissões no setor de transportes representava 6% do total e a estimativa da consultoria é que isso suba a 10%, em 2030, se as sugestões da consultoria para abatimento de emissões não forem adotadas. Há iniciativas em que os benefícios se sobrepõem aos investimentos, como melhorias na aerodinâmica dos carros, por exemplo. Há outras cujos investimentos são inferiores aos benefícios, caso de modificações na parte mecânica como a implantação de direção assistida eletronicamente. Hoje o Brasil ocupa o posto de quarto maior emissor de CO2 do planeta, depois de China, Estados Unidos e Indonésia. A emissão de transportes rodoviários (em que os carros estão inseridos) está atrás somente dos setores florestal e agrícola. Na média global, é o segundo setor mais relevante, respondendo por 13% do total de poluentes lançados no ar.

“Se as propostas se realizarem aqui, em 21 anos o Brasil ocupará o oitavo lugar e passará a emitir 2% e não mais 5% do total de gases poluentes”, afirma Stefan Matzinger, sócio-diretor da McKinsey. A pesquisa “Uma economia de baixas emissões de carbono para o Brasil” foi apresentada pelo projeto Planeta Sustentável, da Editora Abril, que publica QUATRO RODAS.

(Por Simone Tobias, Planeta Sustentável, 26/05/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *