Projeto Parque Ecológico do Córrego Grande recebe visitantes diariamente
24/05/2011
Emancipação do Sul de Palhoça seria a solução para os problemas da região
24/05/2011

Corrida Lixo Zero e Feira da Sustentabilidade foram realizados no último domingo em Palhoça

O evento realizado na Cidade Pedra Branca contou a presença de 1.000 corredores

Lixo Zero foi o tema comentado durante todo o domingo (22) na Cidade Pedra Branca. O dia foi repleto de atividades para a conscientização e divulgação do conceito que visa a promoção dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. O evento realizado pela Cidade Pedra Branca, em parceria com as empresas Sports Do e Novo Ciclo Ambiental, começou pela manhã com a 1ª Corrida Lixo Zero no Brasil e contou com a presença de atletas profissionais, empresários e seus funcionários.

“O objetivo é incentivar o espírito de equipe nas empresas, a atividade física no meio empresarial e o lixo zero”, diz o organizador da corrida, Euclides Santos. Na prova 1.000 corredores se inscreveram.

O vencedor da corrida, Mirivaldo do Nascimento, atleta amador que treina há 11 anos, gostou da iniciativa da organização do evento em promover o lixo zero. “Achei muito legal ver cada pessoa separando o resíduo que produziu, principalmente em uma corrida, onde tudo é recolhido somente no final da prova e acaba não sendo reciclado”, afirmou.

“Sustentabilidade foi a palavra-chave desse evento, queremos nesse sentido, motivar as pessoas a cuidarem mais da saúde”, disse o presidente da Cidade Pedra Branca, Valério Gomes.

Além da corrida destinada principalmente para empresas de Palhoça e São José, na tarde de domingo também aconteceu a Feira da Sustentabilidade que teve as seguintes atrações: oficina de compostagem caseira, inauguração da composteira e horta comunitária, oficina de artes para crianças com utilização de materiais reaproveitáveis, oficina de produtos de limpeza ecológicos, passeio ciclístico, teatro e parede de escalada.

Lixo Zero

De acordo com informações da Novo Ciclo Ambiental, no evento foram produzidos 144 kg de resíduos, sendo 61% de orgânicos, 28% de plástico duro, 10% de papelão e 1% de papel. “Essa quantidade representa uma economia de 99 mil litros de água e 1.657 kW/hora de energia”, calcula Stefânia Mohedano, engenheira sanitarista e coordenadora do Espaço Recicle da empresa Novo Ciclo. Ela explica que o conceito lixo zero se caracteriza pelo não encaminhamento de resíduos para o aterro sanitário e para incineradores.

Vencedores da 1ª Corrida Lixo Zero:

Masculino:

1º Mirivaldo do Nascimento

2º Cassiano Faria

3º Anderson Gonçalves

Feminino:

1º Cristiane Sobe e Silva

2º Newpace 11

3º Milena Torrens

(Por Martha Ramos, ND, 23/05/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *