Desenvolvimento náutico
19/05/2011
Polícia Rodoviária Federal promete acabar com cemitério de carros em Florianópolis
19/05/2011

Como ser um empreendedor turístico sustentável

A nova cartilha lançada pela entidade Fecomercio traz uma série de dicas de gestão para aqueles que se interessam em investir em empreendimentos do setor hoteleiro, levando em conta os conceitos de sustentabilidade

“Empreendimentos Turísticos, Sustentabilidade e Rentabilidade – Como Equilibrar essa Equação?” é o mais novo lançamento da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) para todos os empresários e profissionais dedicados a negócios que envolvem, de alguma maneira, o ramo hoteleiro.

No estado de São Paulo, segundo dados da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa), o setor turístico está apresentando um crescimento significativo. Nesse cenário, a Fecomercio pretende, por meio da nova cartilha, guiar os empreendedores do ramo por um caminho sustentável.

De uma forma clara e precisa, Constança Madureira – autora do livro e, também, advogada e hoteleira –, aborda uma série de questões técnicas desse tipo de negócio, levando em conta o atual cenário econômico e os conceitos de sustentabilidade.

Entre os pontos discutidos na obra, estão: os critérios que devem ser levados em conta na hora de escolher o local do empreendimento; a importância dos estudos sobre o perfil do público-alvo e sobre a viabilidade do negócio; e a necessidade de realizar todos os licenciamentos exigidos por Lei.

Este último, inclusive, é apenas um dos aspectos jurídicos que a advogada aborda com muita propriedade na cartilha. Constança ainda cita a legislação para o direito ambiental e as tributações aplicáveis para o meio ambiente – como, por exemplo, o ICMS ecológico – que devem ser pagas pelos empreendedores, visando à estimulação de políticas não-poluidoras.

Para ter acesso à cartilha “Empreendimentos Turísticos, Sustentabilidade e Rentabilidade – Como Equilibrar essa Equação?”, entre em contato com a Fecomercio através do site da entidade ou pelo telefone (011) 3254-1700.

(Por Débora Spitzcovsky, Planeta Sustentável, 20/04/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *