Falta de área de lazer em morro de Florianópolis põe crianças em risco
24/05/2011
Vargem Pequena ainda sem comunicação
24/05/2011

Campeche prepara-se para lutar por Plano Diretor de Florianópolis

Presidente da associação de moradores diz que brigará na Justiça se propostas do bairro não forem respeitadas

O Núcleo Distrital do Campeche realizou neste sábado (21) o 1° Seminário sobre o PDP (Plano Diretor Participativo), que está sendo elaborado pela Prefeitura de Florianópolis desde 2006 e vai mudar as regras de ocupação da cidade, colocando limites para a quantidade de andares de edificações e prevendo construções de vias, entre outros. O intuito do encontro foi informar a população sobre as propostas feitas ao PDP. “O pessoal precisa estar preparado para o que pode vir por aí”, explica o Presidente da Associação de Moradores do Campeche, Ataíde Silva.

“O que pode vir por aí” é o conteúdo da nova versão do PDP, que deve ser apresentada pela Prefeitura em julho. “Sabemos que não seguirá nossas sugestões. Se isso acontecer, vamos lutar na Justiça”, afirma Silva. Entre os pedidos da comunidade estão a instalação de 18 estações de tratamento de esgoto para atender 36 mil pessoas; a não verticalização, sendo permitida, pelo menos perto da praia, a construção de edifícios com até dois andares; e a colocação de ciclovias e um metrô de superfície.

Em março de 2010, um protesto impediu a apresentação do PDP em uma audiência pública no TAC (Teatro Álvaro de Carvalho). Os manifestantes estavam indignados por não ver suas propostas incluídas no documento. Vaias e faixas com dizeres como “O povo pediu, mas não levou” mostraram a insatisfação de moradores de vários bairros.

O secretário municipal de Educação, Rodolfo Pinto da Luz, que está coordenando o PDP, acredita que, desta vez, será diferente. “Sempre haverá discordância, pois cada parte da sociedade quer uma coisa. Se alguém achar que o plano não está adequado, poderá apresentar novas sugestões, que serão consideradas”, garante.

PDP deve ser enviado para votação até setembro

O novo PDP ainda está sendo finalizado pela Fundação Cepa, contratada pela Prefeitura de Florianópolis para realizar o serviço. Segundo o secretário de Educação, o trabalho deve ser concluído até o fim deste mês. Em julho, serão promovidas 12 audiências públicas espalhadas pela capital para exibição do plano. Luz espera que o projeto seja enviado para votação na Câmara dos Vereadores entre o final de agosto e o início de setembro.

A maior dificuldade na elaboração do PDP, diz Luz, é conciliar as opiniões dos diferentes setores da sociedade. Além disso, ele considera complexo criar regras para uma cidade que cresce tanto quanto Florianópolis. “Seria mais planejar se tivéssemos uma população estável, o que é impossível por conta da migração”, afirma.

Apesar do crescimento da Ilha e da pressão desses diversos segmentos, Luz promete que o PDP será de desenvolvimento sustentável. “Esse plano vai prever mais áreas verdes que o atual. Vai ser mais protetor do meio ambiente”, assegura.

(Por Anita Martins, ND, 24/05/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *