Gastronomia Mexicana e Australiana invadem o Beiramar Shopping
20/05/2011
OAB/SC convida advogados para serem voluntários
20/05/2011

Barco de garrafas PET chega na Costa da Lagoa para preservação do meio ambiente

Embarcação foi construída em apenas um dia, mas foi difícil encontrar material descartado pelos moradores

Trezentas garrafas pet, quatro galões de plástico e R$ 5 em parafusos. Estes foram os objetos utilizados pelo adestrador Tiago Pattussi, 22, e pelo cartógrafo Oscar Alberto Batisti, 57, para construção de uma pequena embarcação de pesca. A ideia está dentro de um projeto que prevê ações de preservação ao meio ambiente na comunidade na Costa da Lagoa, Leste da Ilha.

Tiago conta que demorou apenas um dia para construir o barco, mas foram necessários 15 dias para encontrar o número de garrafas PET suficiente para construção. “Queríamos retirá-las do lixo para mostrar que antes de descartarmos as coisas precisamos pensar se elas não podem ser reutilizadas”, conta Tiago.

As 300 garrafas PET de dois litros e os quatro galões de cinco litros foram descartados pelos moradores da Costa da Lagoa e agora servem como embarcação. “Na comunidade os jovens não sonham ter um carro, eles querem é ter um barco. Assim podem se descolar e pescar. E provamos que todos podem adquirir um, é só reciclar e construir”, lembra Batisti.

Oscar veio da Argentina para o Brasil há 30 anos e nesse período diz que já morou em quase todas as capitais do país. Em Florianópolis mora há sete anos, destes um ano e meio na Costa da Lagoa. “Escolhi a comunidade para tentar provar que é possível conviver com a natureza sem agredi-la e com poluição zero. Além do barco, também vamos tentar implantar hortas flutuantes, banheiros secos e é claro a reciclagem”, diz o cartógrafo.

Conscientização começa pelas crianças

Apesar de muitas das ideias ainda estarem no papel, a expectativas da dupla é grande. Na próxima semana eles pretendem se reunir com a coordenação da Escola Municipal da Costa da Lagoa para iniciar as ações para reciclagem. “Se queremos ajudar a humanidade diminuindo a poluição temos que começar pelas crianças”, observa Batisti.

Quem ficou interessado na construção do barco de garrafas PET pode ligar para o telefone (48) 9993-7177.

(Por Aline Rebequi, ND, 20/05/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *