População de Florianópolis cresceu 23,4% na última década
02/05/2011
Curitiba: Ligeirão reduz viagem, mas não cumpre meta
03/05/2011

A vingança do ambiente

Artigo escrito por Dorvalino Furtado Filho – Médico veterinário (DC, 30/04/2011)

A natureza está se vingando. Santa Catarina sofre. Estamos no meio de uma crise sem precedentes, com a inflação querendo voltar, desemprego crescendo, crise energética, problemas na assistência à saúde que humilham pessoas. Não há uma perspectiva ecológica. Nossa saúde mental, individual e social está comprometida. Bons tempos em que tínhamos um Estado harmonioso. Inocentes já estão pagando com a própria vida. Nosso meio ambiente cansou de ser paciente e benevolente. As lágrimas que não param de cair do céu, choradas no país, estão inundando as esperanças de reconciliação com o ambiente. O nosso ecossistema global está caminhando para um desastre ecológico a uma velocidade incoercível. Já há constatação de que a destruição gradativa do meio ambiente tem aumentado os problemas de saúde do brasileiro.

Cientistas do tempo, com convicção, afirmam que as enchentes de Santa Catarina, que já mataram dezenas de pessoas e deixaram milhares de desabrigados, decorrem do impacto do aquecimento global. Pobres se instalam onde querem – nas encostas e nos barrancos – e ninguém do poder os tira de lá porque “dão voto”. A especulação imobiliária, em nome do “turismo”, é desconsiderada por predadores sociais ainda impunes. O meio ambiente cansou e já condena os culpados, sem perdão e clemência.

Já há desmatamento assassino, a erosão e a devastação estão acabando com a vida na Terra. Chega de cometer a heresia de que tudo é “castigo” de Deus. Tudo é bem humano e com boas doses de verdades inconvenientes.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *