Estudo para criação de metrô de superfície será assinado nesta segunda-feira em São José
06/05/2011
Elevado Rita Maria em ritmo acelerado
06/05/2011

A longa batalha pela Ponte Hercílio Luz

Da coluna de Carlos Damião (ND, 06/05/2011)
Seminário marcado para a próxima quinta-feira repete uma preocupação da sociedade: há 14 anos houve evento igual
Está marcado para a próxima quinta-feira (12), na Universidade Federal de Santa Catarina, o seminário A Verdade sobre a Ponte, com a participação de entidades governamentais, não-governamentais e especialistas no assunto. Trata-se de mais uma oportunidade histórica para indicar soluções para a finalização da reforma da Ponte Hercílio Luz, nosso maior monumento e cartão postal mais conhecido de Santa Catarina há pelo menos cinco décadas. Curiosamente, conversando nesta quinta-feira (5) com o diretor financeiro da FNE (Federação Nacional dos Engenheiros), engenheiro mecânico Carlos Bastos Abraham, descobri que há 14 anos foi realizado um seminário… exatamente igual. Tudo tão semelhante que chega a ser espantoso. Foi em agosto de 1996. Abraham à época era presidente interino da ACE (Associação Catarinense de Engenheiros), promotora do seminário, junto com a UFSC, DER (hoje Deinfra), CDL, Acif, Fiesc, Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina, entre outras entidades. A proposta do evento: buscar “soluções técnicas que possibilitem a recuperação estrutural da Ponte Hercílio Luz”.
Responsabilidade
O diretor da FNE ressalta a importância deste novo seminário, 14 anos depois do encontro realizado na mesma UFSC, “porque nós precisamos obter uma solução definitiva para o caso da ponte. Não há mais como adiar. A reforma tem que ser concluída, com responsabilidade técnica e oficial”.
O valor e…
A preocupação geral quanto ao destino da ponte se resume a uma cifra gigantesca: quase R$ 170 milhões em recursos para devolver a ponte ao uso, pelo menos leve, de passagem pioneira entre ilha e continente. Buscar o dinheiro, através da Lei Rouanet, parece um sonho distante.
… as soluções
Mas não é: pensando bem, ainda que o governo não consiga o montante, que sejam 30% ou 40%. Algo em torno de R$ 50 milhões já seria o suficiente para, pelo menos, realizar as operações físicas mais urgentes e necessárias.
Tempo
É impossível não se lembrar do que comentou um visitante, para um grupo de amigos, há poucas semanas: “Levaram quatro anos para construir a ponte. E 29 anos para reformá-la?”. É, tem alguma coisa errada.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *