Municípios de Santa Catarina aderem ao PAC Cidades Históricas
08/04/2011
Entenda a política nacional da biodiversidade
11/04/2011

Prefeitura garante recursos para revitalização no Centro Histórico

O Projeto prevê a revitalização do setor leste da Praça XV de Novembro e a preservação do patrimônio histórico da Cidade.

Em solenidade ocorrida no Escritório Técnico do Instituto do‭ ‬Patrimônio‭ ‬Histórico‭ ‬Artístico‭ ‬Nacional‭ ‬(IPHAN), em Laguna,‭ ‬foi assinado o Acordo de Preservação do Patrimônio Cultural‭ ‬(APPC). A ação tem o‭ ‬objetivo de criar uma parceria entre os União,‭ ‬Estado e Municípios para buscar o desenvolvimento social e econômico,‭ ‬a partir da preservação do patrimônio cultural.

O APPC é parte integrante do Plano de Ação para Cidades Históricas-PACH,‭ ‬o qual faz parte do programa de Aceleração do Crescimento das Cidades históricas,‭ ‬lançado pelo Governo Federal em‭ ‬21‭ ‬de outubro de‭ ‬2009.‭ ‬Em Santa Catarina,‭ ‬já elaboraram seus planos os municípios de Florianópolis,‭ ‬Itaiópolis,‭ ‬Joinville,‭ ‬Laguna e São Francisco do Sul.

O evento contou com a presença de diversas autoridades entre elas o presidente do IPHAN, o Luiz Fernando de Almeida e‭ o ‬presidente da Fundação Catarinense de Cultura, ‭ ‬Joceli de Souza.‭ O‬ Superintendente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF),‭ ‬Átila Ramos dos Santos, representou a Prefeitura da Capital.‭

A área de atuação do PACH Florianópolis é o Setor Leste da Praça XV de Novembro.‭ ‬Trata-se de uma‭ ‬área que necessita de intervenção prioritária,‭ ‬por encontrar-se mais degradada devido a desvitalização econômica.‭ ‬As ruas que compõem está área, que é um dos segmentos mais antigos da cidade, ainda apresentam a largura original.

O projeto preparado para Florianópolis‭ ‬contou com a colaboração de diversas entidades,‭ ‬a exemplo da‭ ‬Prefeitura Municipal de Florianópolis,‭ ‬Governo do‭ ‬Estado de Santa Catarina,‭ ‬IPHAN,‭ ‬UDESC,‭ ‬Escritório de Projetos – ESAG,‭ ‬Associação FloripAmanhã,‭ ‬Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA),‭ ‬Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SC) e Câmara de Dirigentes Lojistas.‭

(PMF, 10/04/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *