O novo aeroporto
04/04/2011
Litoral catarinense em alerta
04/04/2011

Não será exagero dizer que, em matéria de saneamento básico, o Brasil é um verdadeiro caso de polícia. Quase 60% dos brasileiros não dispõem de redes para a coleta de esgotos, e mais de 80% dos resíduos gerados são lançados diretamente nos rios sem qualquer tipo de tratamento. Em decorrência, males como diarreia, dengue, hepatite A, febre tifoide e malária, entre outros transmitidos por águas contaminadas, resultam em milhares de mortes anuais, especialmente de crianças. O descalabro atinge Santa Catarina com intensidade assustadora, como agora foi, mais uma vez, confirmado por uma análise dos relatórios da balneabilidade das praias: ao longo do litoral, foram identificados 58 pontos críticos para o banho, 27 em Florianópolis.
Significa que, além de constituírem um risco constante à saúde da população, a falta de esgotos e o lançamento de dejetos nas águas ameaçam, também, o mais atraente patrimônio turístico do Estado: suas praias paradisíacas, uma parte delas transformadas em verdadeiras cloacas ao sol. Pergunta-se até quando elas continuarão a atrair visitantes e a sustentar uma atividade econômica que garante milhares de empregos, permanentes e sazonais, e injeta recursos indispensáveis à manutenção do ritmo do desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina. Parece que, como na fábula, estamos matando a “galinha dos ovos de ouro”…
E não faltam apenas investimentos em saneamento básico. Falta fiscalização e falta punição severa aos donos de imóveis que despejam suas imundícies nas águas. Enquanto isso, o comportamento irresponsável – e criminoso – prospera incontido, como pode ser conferido em praias (?) como Pontas das Canas e Canasvieiras, na Capital, ou em Itapema e Porto Belo, a título de exemplos.
(Editorial, DC, 04/04/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Sandra Petersen disse:

    Aqui em Canasvieiras a situação se torna assustadora na temporada, principalmente quando as fortes chuvas transbordam o Rio do Brás , levando à praia (areia e mar) todo o esgoto in natura e causando contaminação nos banhistas por gastrointerite.
    É um verdadeiro corre-corre às clínicas médicas, as quais faturam muito bem, obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *