Presidente do Cade irá discutir crescimento e a sustentabilidade de Florianópolis na Udesc
29/04/2011
Os especialistas em mobilidade urbana
29/04/2011

Passeio marítimo demonstrativo acontece nesta sexta-feira com saída de Florianópolis

Viagem servirá para conhecimento de rota e tempo estimado do trajeto

Regionalizar a implantação do Sistema de Transporte Marítimo na Grande Florianópolis. Este é o objetivo principal da Secretaria de Indústria e Comércio de Palhoça. O projeto ainda em fase de finalização na prefeitura do município depende das licenças ambientais para sair do papel. A construção do primeiro terminal, na entrada de Palhoça, na Ponte do Imaruim se dará imediatamente após serem recebidas as devidas autorizações dos órgãos ambientais. Estes e outros andamentos serão explicados durante o passeio demonstrativo desta sexta-feira, às 14h30.

Os primeiros pontos de Palhoça a receber atracadouros do sistema de transporte marítimo serão Ponte do Imaruim, Barra do Aririú e Praia da Pinheira. Os locais foram escolhidos devido à proximidade com as linhas de ônibus já existentes e por necessitar de menos estudos ambientais, o que facilitaria o recebimento das licenças. O sistema será implantado gradativamente enquanto os demais locais aguardam as liberações ambientais. A secretaria de Obras de Palhoça cuidará da construção dos atracadouros, além da limpeza e desassoreamento dos canais.

A empresa que vencer a licitação será responsável pelo fornecimento das embarcações e ainda da operacionalização do sistema. “Até agora realizamos tudo sozinhos. Nossos trabalhos terão um reforço importante”, avalia o assessor da Secretária de Indústria e Comércio, Nazareno Magalhães, sobre a adesão dos prefeitos dos municípios de Florianópolis, São José, Biguaçu e Governador Celso Ramos. “Só para o custo da tarifa, temos mais de 60 paginas de estudos”, detalha. Magalhães acredita que o valor da passagem da Pinheira até a Capital ficará em torno de R$ 5.

Mais trabalho que o imaginado

Quanto ao sistema de integração de transporte coletivo e marítimo os projetos ainda passam por estudos. Locais para estacionamento de veículos e bicicletas serão providenciados para a comodidade dos usuários. Nazareno acredita que Palhoça sairá na frente porque já possui Lei aprovada pela Câmara de Vereadores. “Muitos ajustes ainda são e serão necessários”, lembra, já contando com o apoio dos prefeitos da Grande Florianópolis. Com o parecer favorável da Marinha e do Patrimônio da União, Magalhães acredita que agora esteja mais perto que nunca a concretização do projeto aquaviário. “O transporte marítimo é a saída para a “imobilidade” urbana na região”, completa.

(Por Alessandra Oliveira, ND, 29/04/2011)

Passeio com catamarã será hoje

Hoje, uma embarcação catamarã, com capacidade para 120 pessoas, navegará com políticos, empresários e jornalistas pela costa das cidades da Grande Florianópolis.

O passeio marítimo marcará a assinatura do protocolo de intenções que quer implantar um sistema de transporte marítimo regional. A viagem durará cerca de uma hora e meia e passará por Palhoça, São José e Biguaçu, saindo do Iate Clube Veleiros da Ilha, em Florianópolis, às 14h30min.

As prefeituras e governo ainda não vincularam recursos para a efetivação do projeto. No protocolo, os governantes se comprometem a fornecer condições para operação do sistema, como a instalação de terminais de passageiros, e a “medirem todos os esforços necessários” para implantação do sistema. De acordo com o documento, isso inclui aplicar recursos “quando eventualmente forem necessários, respeitando o orçamento vigente”.

O catamarã está atracado em SC desde segunda-feira, e já foi liberado pela Capitania dos Portos para navegar. A embarcação teve de cumprir requisitos para navegar em mar aberto, já que após o passeio demonstrativo ela seguirá para a base do Centro de Lançamento da Aeronáutica, em Alcântara, no Maranhão.

(DC, 29/04/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *