Áreas especiais e locais de interesse turístico estão previstos em lei
11/04/2011
Mutirão em favor da restauração da ponte Hercílio Luz, um dos maiores símbolos de Florianópolis
11/04/2011

Leia as matérias vencedoras de prêmio sobre mobilidade urbana

Confira na íntegra série de reportagens do Notícias do Dia que ganharam prêmio SAE Brasil de Jornalismo

O jornal Notícias do Dia foi um dos vencedores da quinta edição do prêmio SAE Brasil de Jornalismo, sobre mobilidade urbana. A série de reportagens “Passagem”, publicada em 13 páginas entre 13 e 23 de novembro do ano passado, foi um dos destaques na categoria mídia impressa. Com textos de Maiara Gonçalves – que representou o jornal na cerimônia – fotografias de Edu Cavalcanti e coordenação de Neri Pedroso, a série mostrou o grave problema da mobilidade urbana em Florianópolis e apresentou alternativas para a melhoria do trânsito e dos transportes coletivos na cidade, com o objetivo de chamar a atenção para a situação.

A entrega do prêmio, junto à comemoração dos 20 anos da SAE (Society of Automotive Engineers, na sigla em inglês; no Brasil, Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade) foi realizada na noite de segunda-feira no Hotel Intercontinental, em São Paulo. Segundo a organização do prêmio, neste ano foram inscritos em todo o país 278 trabalhos nas categorias mídia impressa e on line.

A série Passagem abordou a mobilidade urbana desde o conceito, apontando alternativas e mostrando histórias de vida daqueles que vivem o problema da mobilidade em Florianópolis e dos que estudam e pensam a questão dentro e fora de instituições. A reportagem acompanhou pessoas que levam mais de uma hora para se deslocar, de ônibus, num trajeto que, de carro, pode levar menos de 10 minutos. O ponto de vista da economia diante da questão e do ambiente também não faltaram, bem como as tendências e projeções, sem contar os efeitos na saúde dos habitantes da Capital catarinense, uma cidade onde a proporção entre carros e habitantes atingiu patamares alarmantes.

Para você ler a reportagem premiada do Notícias do Dia, basta clicar nos links abaixo, de acordo com o tema escolhido:

1 Mobilidade e conceitos

2 Mobilidade e relatividade do tempo

3 Mobilidade e comportamento

4 Mobilidade e a arte da carona

5 Mobilidade e poder público

6 Mobilidade e saúde

7 Mobilidade e comportamento

8 Mobilidade e juventude

9 Mobilidade e economia

10 Mobilidade e educação

11 Mobilidade e ambiente

12 Mobilidade em outras cidades

13 Mobilidade e futuro

(ND, 10/04/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *