Os especialistas em mobilidade urbana
29/04/2011
Termina o cadastramento de ambulantes
29/04/2011

Artigo escrito por Charles Renè Lebarbenchon – Advogado (DC, 29/04/2011)

Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade são palavras que viraram moda. É importante conhecer seu significado, ainda mais se soubermos que 94% da população brasileira não sabe, realmente, o que significa essas palavras. Se você sabe, então faz parte de uma elite intelectual. Deter conhecimento é deter poder, mas reter conhecimento é aprisionar-se. E é com pesar que registro a baixa repercussão que teve o Fórum Mundial de Sustentabilidade, que aconteceu em Manaus recentemente. Temos que ter em mente que sustentabilidade não é uma questão apenas de conservação de ecossistemas e da biodiversidade.

A Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento definiu desenvolvimento sustentável como o “desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das futuras gerações de atenderem às suas próprias necessidades”.

Temos que difundir e internalizar o conceito de sustentabilidade, caso contrário, nós sofreremos as consequências. A recente experiência do desmoronamento de nossas encostas por conta da ocupação desordenada deve gerar uma reflexão. As enchentes chegaram aos grandes centros e é fato que as catástrofes naturais não atingem somente a classe proletária. Os detentores do conhecimento foram vitimados no conforto de suas mansões e resorts.

O fato é que as coisas não podem ser pensadas de forma isolada. Os idealizadores de Brasília, nossa planejada capital, se esqueceram de que aquela gente que edificou o sonho de Juscelino Kubitschek teria de morar em algum lugar. Surgiu, então, o calango e as cidades satélites, mostrando que não tem como varrer o mundo real para debaixo do tapete, pois um dia o vento bate e todos nós faremos parte do mesmo pó.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *