Floram firma termo de cooperação com a FloripAmanhã
13/04/2011
Cidades com o meio ambiente seguro
14/04/2011

C-Pack recolhe quase 1,5 toneladas de lixo durante gincana ecológica

Banheira, bancos de carros, colchão de casal, serra elétrica, garrafas PET´s e de produto químico foram alguns dos objetos retirados do rio

A C-Pack, indústria líder no mercado Latino Americano de embalagens plásticas no formato bisnaga (tubo), realizou no último sábado (9), em São José, uma gincana ecológica com uso de rafting, cujo objetivo era limpar 5 km das margens do rio Imaruim. Cerca de 110 colaboradores da empresa participaram da atividade e juntos recolheram 1.385 kg de lixos recicláveis durante as quatro primeiras horas do dia.

Sete botes largaram da ponte da Usina do Maruí às 8 horas da manhã. Enquanto metade da equipe descia os 3,5 km iniciais do percurso, o restante dos grupos se dividiu entre as três tendas montadas na cabeceira de três das cinco pontes, para distribuir a comunidade local 500 mudas de plantas. “Ficamos felizes com a receptividade da comunidade do Sertão do Imaruim. Fomos muito bem recebidos e muitos vieram nos agradecer por limpar o rio. Este tipo de ação é muito importante para a C-Pack e pretendemos realizar mais vezes”, destaca José Maurício Coelho, Vice-Presidente de Operações da C-Pack.

Vários objetos retirados do rio se destacaram pelo tamanho, volume e por serem totalmente inusitados, tais como: banheira, bancos de carros e colchão de casal, todos inteiros; caixa d’água; vasos sanitários; diversos modelos de cadeiras; cercadinho de criança; máquinas de costura e de cortar grama; tanques de roupas; diversas rodas e para-choques de carro; carrinho de mão; carcaça de televisão; sombrinhas; calçados do mais variados tipos; serra elétrica; estruturas de sofá e de janelas; hélice de barco, entre tantos outros. Entre os produtos recolhidos por todas as equipes estão latas diversas (tinta e refrigerante), garrafas PET´s e de produto químico, pneus de carros, ferros diversos e, principalmente, sacolas plásticas.

Geladeiras, fogões, telhas Brasilit, entre tantos outros volumes, não foram possíveis serem retirados do rio em função do tamanho. O mau cheiro dos objetivos recolhidos e do próprio rio foram algo que chamaram a atenção dos colaboradores que participaram da gincana. “Não imaginava que o rio tinha esse cheiro tão forte e tão ruim”, ressalta Ariana Moreira, colaboradora da C-Pack. Uma empresa da grande Florianópolis vai recolher o lixo na C-Pack e dar a destinação correta.

Para realizar a gincana ecológica a C-Pack contou com o patrocínio de vários fornecedores e empresas parceiras como a Sulcatarinense, que fez a doação de 500 mudas de plantas; O SESI, que serviu o almoço; a empresa Alexandre Turismo, que fez todo o traslado dos colaboradores durante o evento; a Top Lyne, empresa de uniformes que confeccionou as camisetas e coletes personalizados para as equipes; a Adefitas, que doou equipamentos de proteção, como óculos e luvas; a C-Log, que fez toda a logística dos lixos reciclados; a Imperatriz e a distribuidora Begnini, com 180 garrafas de águas; e o empreendimento Cidade Pedra Branca, com material de divulgação.

Sobre a C-Pack:

A C-Pack é líder no mercado Latino Americano de embalagens plásticas, no formato de bisnaga (tubo), para os segmentos de cosmético, farmacêutico, industrial e alimentício. Oriunda de uma iniciativa suíço/brasileira, a empresa iniciou suas atividades em 2002 e está localizada na Área Industrial de São José, região metropolitana de Florianópolis/SC. Instalado em uma área de 36 mil m² e com 9.800 m² de área construída, o atual parque fabril – o maior da América Latina no segmento de tubos plásticos – produz 140 milhões de tubos ao ano, capacidade que atende aos mais rigorosos padrões de qualidade GMP/BPF (Boas Práticas de Fabricação).

As embalagens plásticas – tubos, tampas e componentes – produzidas pela C-Pack atendem ao conceito “Eco-Packaging”, pois são produzidas com 50% a menos de energia e menor quantidade de matéria-prima. São mais de 700 possíveis variações de formatos, além das diversas combinações decorativas.

A certificação SA8000 de responsabilidade social, obtida pela C-Pack em 2005, é fruto do investimento que a empresa faz em sustentabilidade. Toda a estrutura da fábrica, onde trabalham cerca de 400 colaboradores, apresenta soluções inteligentes como cobertura e paredes TermoWall, iluminação natural, aquecedor solar, captação da água da chuva, tratamento de esgoto e sistema de pressão positiva, que não permite a entrada de agentes contaminantes no ambiente fabril pelas portas.

Todo o investimento em sustentabilidade; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e design renderam a C-Pack alguns troféus como Roberto Hiraishi 2008 (Embanews), Embalagem Marca 2007 e Embanews 2007 e 2006.

Entre os mais de 400 clientes nacionais e internacionais, de pequeno a grande porte, que fazem parte do portifólio da C-Pack destacam-se empresas como Avon, Johnson & Johnson, Bertin OX, Reckitt Benckiser, O Boticário, L’Oreal, Nivea, Unilever, Natura, Jequiti, Vizcaya, Medley, Aché, Akakia entre outros. Atualmente a C-Pack exporta para oito países da América Latina e Estados Unidos. Saiba mais sobre a empresa no site www.c-pack.com.br.

(DeOlhoNaIlha, 14/04/2011)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *