Se concluídas, obras no Sul da Ilha, em Florianópolis, devem acabar com as filas na região
09/03/2011
Os aterros sanitários possuem licenciamento ambiental específico segundo a Floram
10/03/2011

SC: um novo produto turístico

Do blog de Moacir Pereira (09/03/2011)

A vocação econômica de Florianópolis é o turismo. No mundo inteiro, é o turismo cultural que atrai mais visitantes. Paris, Londres e Nova Iorque pelos museus, espetáculos artísticos e gastronomia. Praga, Viena, Madri e capitais européias pela música e pelo rico patrimônio arquitetônico e cultural. Quem sai de sua cidade procura belezas naturais, tranqüilidade e, sobretudo, arte e cultura. Por isso mesmo, França e Espanha continuam sendo os países mais visitados do mundo.

Os Estados Unidos disputam a liderança com os europeus, principalmente pelos parques temáticos, Orlando à frente. Não tem a riqueza cultural, nem a história européia, mas sabe criar produtos culturais para o turismo. Por aqui… é de chorar!

O litoral americano tem, por exemplo, um povoado com menos de 50 mil habitantes no Estado de Massachusetts. Salém virou atração turística internacional por conta de um sangrento episódio registrado no final do século XVII. Processo de inquisição contra mulheres acusadas de bruxarias. A intolerância acabou transformando-se em bandeira pela liberdade religiosa e pelos direitos humanos, pilares da democracia americana. O fato histórico ganhou notoriedade pelo talento de Arthur Miller, que o transformou em peça de teatro. E, depois, mundialmente, com o filme “As bruxas de Salém”, baseado na obra, estrelado por dois astros premiados: Daniel Day-Lewis e Winona Ryder. O acontecimento histórico, a peça e o filme revelaram para o mundo as feiticeiras más, impiedosas, intolerantes e sanguinárias.

O tradicional “Hallloween” dos americanos é conhecido como ”Dia das Bruxas”. De origem anglo-saxã, tem como característica a presença das bruxas más a propagar lendas e símbolos.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *